quarta-feira, fevereiro 24, 2010

O mito Fidel e o milagre Cubano I

Em 2005 visitei Cuba. Fui como presidente da RMMG( Rede Mineira de Metrologia) do sistema Fiemg/Iel. Não conhecia, mas fiquei pasmo. Tudo que eu imagina era verdade, o país é pauperrimo, o povo é sofrido e oprimido. Em 2007 escrevi sobre Che Guevara- Clique e leia - A postagem chama-se Che, o bezerro de ouro, e nada mais que isso.

O charme de Cuba acabou. Fidel moribundo com seu irmão no comando continua oprimindo o povo, a pobreza é deprimente. Tudo caindo aos pedaços, e pior, tem muita gente que duvida, fala do mito Fidel como se fosse um salvador da pátria, mas nada mais é que um ditador, sanguinário. Na próxima postagem contarei uma história acontecida comigo lá, ninguém me contou, eu fui o personagem.

Agora Lula visita Cuba com ares de um grande feito diplomático. Para quem? Para agradar meia dúzia de intelectuais anacrônicos que não conseguem dar a mão a palmatória da derrocada cubana por conta do seu regime? A omissão de muitas pessoas com relação ao tema de lá é impressionante. Para mim sempre quiseram colocar Cuba como a antítese americana, pura bobagem, mas normalmente os fãs de Cuba(muitos sem ter ido lá) são anti-americanos convictos, e quase sempre sem conhecer os Estados Unidos também.

Vejam só a matéria do Globo. Após a morte de um preso político por críticas so regime, Raul Castro, o "imperador II" de Cuba nega tudo, Clique e veja. Gostaria de ouvir os nossos diplomatas comentando a questão com o mesmo empenho que falam de Hugo Chávez, de Honduras, de ditadores africanos. E agora? Como fica nossa posição se o Lula está lá e foi solicitada ajuda pelos presos políticos em pleno século XXI?

A morte deste cidadão é nada comparada as outras mazelas da elite cubana. A corrupção lá é endêmica, é institucionalizada, tudo lá é no câmbio negro, na propina. Só indo lá para ver. Já circularam notícias (por sinal decepcionaram muitos fãs) que Fidel tem fortuna avaliada em US$ 500 milhões. Imaginem de onde veio esta grana se ela realmente existir?
Olhem só este clipe que montei com fotos de Cuba enviadas por uma amigo cubano.
As imagens dizem mais do que minhas palavras, mas pior do que a pobreza e a miséria reinante é a opressão da população que não tem liberdade nem para sair do país.

Nenhum comentário: