sábado, fevereiro 13, 2010

A mobilidade urbana e os números!

Vejam os números do Brasil; Fonte: Denatran 2009- Clique e veja o quadro completo.

Vamos só nas principais cidades:
PosiçãoEstadoFrota de VeículosCapitalFrota da Capital
1São Paulo18.939.993São Paulo6.105.954
2Minas Gerais6.287.476Belo Horizonte1.205.415
3Paraná4.725.782Curitiba1.181.551
4Rio Grande do Sul4.445.475Porto Alegre666.854
5Rio de Janeiro4.110.967Rio de Janeiro1.932.327
6Santa Catarina3.098.407Florianópolis239.520
7Goiás2.155.893Goiânia796.985
8Bahia1.995.145Salvador589.687
9Pernambuco1.536.928Recife444.246
10Ceará1.461.477Fortaleza636.464
11Espírito Santo1.141.429Vitória151.226
12Distrito Federal1.138.005Brasília1.138.005
Brasil: Total 58.506.136 veículos

Mais dados: Os principais poluentes emitidos por veículo
  • Partículas Totais em Suspensão (PTS)
  • Partículas Inaláveis (PI)
  • Fumaça
  • Dióxido de Enxofre (SO2)
  • Dióxido de Nitrogênio (NO2)
  • Monóxido de Carbono (CO)
  • Ozônio (O3)
Principais impactos da poluição atmosférica por emissões veiculares:
  • Aparelho respiratório: bronquite, enfisema, asma e o cancro pulmonar;
  • Plantas: atacam as folhas, estas caem, diminuem a fotossíntese, respiração e a transpiração à crescimento mais lentos, tornando-se menos resistentes ás doenças e aos parasitas;
  • Animais: contato com ao ar poluído como pela ingestão de vegetais mais ou menos envenenados
Olhem mais:
  • Segundo estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, baseado em parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS),
  • A chance de uma pessoa morrer de doença cardiorrespiratória nos 39 municípios da região é atualmente de 10,9%.
  • Sem as emissões veiculares, cairia para 2,4%.
Nos atuais padrões,
  • o ar da região mata indiretamente, por ano, 7.187 pessoas a partir dos 40 anos (grupo de maior vulnerabilidade).
  • São 65% a mais que em 2004, ano da última pesquisa. As principais doenças agravadas são infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão.
  • A poluição já mata mais do que a Aids e o trânsito juntos na cidade de São Paulo.
  • Paulo Saldiva, médico do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, afirma que uma única medida, a redução da liberação de enxofre pelo óleo diesel usado pelos veículos, pode evitar 150 mortes por ano - pouco menos que o número total de vítimas de Aids na cidade de São Paulo, que chegaram a 232 em 2007.
  • Segundo estudos, as doenças provocadas pela poluição, que vão de problemas respiratórios a enfartos, causam cerca de 9 mortes por dia na capital paulista.
  • Por ano, são cerca de 3,5 mil óbitos.
  • Na capital, o trânsito causou em todo o ano de 2007, 1.352 mortes de acordo com dados da secretaria municipal de Saúde.
  • Somados, no ano passado, a Aids e o trânsito mataram 1.624 pessoas na cidade.
  • Segundo estimativa do laboratório, a região metropolitana de São Paulo gasta por ano US$ 1,5 bilhão para tratar as doenças causadas pela poluição do ar.
  • Os gastos levam em conta custos de internação e tratamento por doenças causadas ou agravadas pela poluição e também a redução de cerca de um ano e meio da expectativa de vida da população economicamente ativa.
  • Além dos custos diretos, existem as perdas com os dias que os indivíduos internados deixaram de trabalhar, uma vez que os casos mais graves ocorreram na faixa etária entre 15 e 64 anos.
  • Há maior incidência dos efeitos nos meses de inverno, em decorrência da inversão térmica.
Fontes: Folha de São Paulo - Clique e veja e trabalhos que fiz quando cursando a Gestão Ambiental

A questão da mobilidade urbana e da sustentabilidade nas grandes cidades é mais séria do que imaginamos.
O metro com todos os seus problemas de sustentabilidade econômica pode ser uma saída se computados os gastos com a saúde pública.


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