quinta-feira, fevereiro 04, 2010

A bolsa começa a preocupar?

A queda hoje foi grande e com volume alto, isso é perigoso. Veja matéria do Terra que atribui a queda a problemas externos na Europa- Clique e veja.

Seguinte:
  1. Não acho que deva ser motivo de pânico ainda.
  2. O dólar sobe muito e estas quedas sucessivas da Bovespa, hoje com volume alto são sintomas de dinheiro saindo. Dólar subindo é porque tem mais gente querendo comprar do que vender, comprar para expatriar com certeza. A sangria de grana externa deve estar grande. Porque seria? Esta é a questão.
  3. A crise de 2008 ainda assusta pelo "blur" que ainda existe em países europeus. As previsões são otimistas, mas...
  4. O forte movimento altista de 2009 pode estar fazendo a realização de lucro dos estrangeiros, em momento de sinal amarelo nas notícias globais.
Minha opinião: Acho que ainda não existe razão para estouro da manada, a queda de 2010 já foi grande, acho que algumas ações já podem estar bem atrativas novamente.
A volatilidade ainda permanece, nestas horas de notícias e boatos globais de restrição a crédito e inflação na China e problemas no Japão e em países europeus, como a Grécia que abriu o bico na dívida.
Alguns bancos americanos assustam, os pequenos somente, mas tudo isso faz a festa na floresta do especulador.
Ainda mantenho minha projeção de 100 mil em final de 2010, mas sempre reitero que isso se dará pelo dinheiro de fora. Problemas globais e excassez de dólar no mercado aqui será problema para a Bovespa. Se tiver que mudar minha opinião, mudo e justifico o porque. Repito: O ruim não é mudar de idéia, mas não ter idéias para mudar- Barão de Itararé.

Nenhum comentário: