terça-feira, fevereiro 23, 2010

As eleições de 2010

Não se pode fazer previsão em cima do resultado de eleição. Aqui em Minas falamos: Eleição e mineração só , resultado só após a apuração.

Acontece que existem os favoritos e uma lógica. Isso existe. Quanto mais se aproxima o pleito, masi nídita fica a situação. Pode mudar em cima da hora? Pode. As pesquisas erram? Erram, aconteceram fatos inusitados de última hora em diversas eleições, mas tudo isso é muito esporádico e eventual. A lógica não é esta. A Bhaia na eleição de 2006, Fortaleza em 2000, são algumas excessões que confirmam a regra. O caso Collor é um dos mais famosos, em que ele saiu de 2% de intenção, sem ser conhecido e ganhou a eleição, mas as tendências eram claras de suas chances, mesmo assim no segundo turno enfrentou Lula em condições de igualdade. Lula desbancou o mito Brisola, lembram-se?

Nesta eleição quando falo do favoritismo de Lula e sua candidata, estou mostrando minhas impressões baseadas nas informações da mídia, nas análises e tendências das pesquisas e na aceitação do governo.

Ainda não decidi meu voto, Serra quando mostrar a sua proposta será devidamente avaliado por muitos que ainda não se decidiram. Dilma mostra aos poucos sua face de governo, continuidade do governo Lula, mas com uma tendência a fortalecer o estado. Mais? Acho que já temos muito estado. Só a nossa carga tributária 39% do PIB (uma das top 5 do planeta) e nossa dependência da saúde pública e educação mostram a força do estado.

Serra terá que ter uma estratégia maquiavélica para ganhar, os marqueteiros da oposição deverão se virar de uma forma nunca vista.

Dilma pode perder para ela mesma, não tem experiência eleitoral e tem estopim curto, vamos ver como será modelada pelo marketink eleitoral.

Aqui ficarão registradas as minhas ilações do momento, que podem mudar também. Não se esqueçam da volatilidade na política, como dizia o Magalhães Pinto política muda como as nuvens.

Acho que a situação tende a piorar para a oposição. Aécio disse hoje que espera a propagando eleitoral, concordo com ele, a guerra começa ali, mas na minha visão a propaganda eleitoral e o envolvimento do eleitor (hoje somente 30% sabe alguma coisa da eleição) complicará mais a oposição. O discurso deles será qual? Já disse isso aqui.
Postei este comentário pois recebi alguns comentários como se eu estive defendendo a candidata oficial. Não tenho candidato ainda, pode até ser ela. Precisamos ver o que os outros, Serra especialmente, terão a nos mostrar como propostas. Eu, modéstia as favas, sou eleitor qualitativo, posso até perder o meu voto, mas voto consciente e coerente com minhas opiniões e expectativas.

Nenhum comentário: