sexta-feira, fevereiro 19, 2010

O ciclo virtuoso do emprego, renda e ascensão social

Tenho dito há muito que o Brasil recupera a década de 80 perdida para várias gerações, especialmente a minha. Nos anos 90, crises internacionais e o acerto dos fundamentos da estabilização da moeda fizeram uma década sem maiores ganhos tangíveis a todos, mas inegavelmente fundamentais para o que ocorre hoje. O mundo apresentou no final dos anos 90 a bolha das empresas PONTO.COM, a exuberância irracional como chamou Alan Greenspan, mas a prosperidade logo após a bolha foi notável e fez países como a China e Índia "bombarem". O Brasil está neste caso ai, os BRICs "arrebentaram" no final de 90 e no século XXI.

Hoje colhemos frutos da política da estabilização e do acerto nos fundamentos macroeconômicos, é questão de estado e não governo (não canso de dizer), dai com o viés político notório da economia na política. Isso transformou Lula neste ícone, 83% de aprovação no final do mandato, acho que é fato histórico. Loas a quem merece, mas com o cuidado de não atropelar a verdade com argumentos eleitoreiros e marketeiros. Não vamos entrar muito nisso não, ainda não pelo menos.

Vamos aos fatos concretos, palpavéis:
  1. O Brasil passou "batido" pela crise de 2008, tudo bem que super dimensionaram a crise e cansei de colocar aqui que a coisa seria mais leve do que prevista por diversos analistas.
  2. A ascensão das classes sociais, também com diversas matérias na mídia e postagem aqui no Blog, mostram que as pessoas estão satisfeitas.
  3. Os programas sociais como bolsa família atinge 12 milhões de famílias e representa mais ou menos 48 milhões de pessoas. A classe AB cresceu como nunca, a C domina a renda nacional com 46% e a D sente este reflexo todo.
  4. Os empresários estão ganhando grana e investindo. A confiança tomou conta do país pós (pseudo) crise de 2008. Vejam só o desempenho de 2010. Clique e veja, Só um chamada": Seis dos oito setores da economia puxaram a geração recorde de 181.419 mil empregos em janeiro de 2010. Dados divulgados esta quinta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a indústria, o setor de serviços e a construção civil apresentaram no mês passado o melhor resultado da série.Diga-se de passagem, Minas "bombou".
  5. Claro que 2009 foi de recuperação, mas 2010 inicia "bombando" sinalizando otimismo.
  6. A banca nem precisa falar, nunca ganhou tanto como nos anos 2000. Vejam os crescimentos e rentabilidade de patrimônio dos Bancos, digo evolução, crescimento nominal e real. Não quero nem entrar neste tema, sabendo que o crédito que ajuda estes lucros é parte do ciclo virtuoso, mas ainda assim com "assalto" em muitos casos.
Olhem bem minha conclusão: O mundo retoma a demanda e os preços, a expectativa é positiva. Empresário investindo, gerando emprego, é renda, aumento de consumo, mudança de classe, gastos em segmentos (turismo por exemplo) nunca antes acessados por diversas pessoas, "gasolina no fogo" e combustível do maravilhoso ciclo. Isso é bom, ótimo para a economia, os ganhos são reais, mesmo com as críticas de pessoas que possam analisar e interpretar o que vem ocorrendo de forma mais profunda e acadêmica. O crédito em expansão, mesmo com "spreads" criminosos é outra ponta positiva, enche a burra dos banqueiros, mas cumpre um papel.
A tudo isso soma-se os programas ditos sociais (não que concorde com eles em gênero, número e grau). Toda a população vê e sente ações que refletem, como disse antes, na parte mais sensível do ser humano, O BOLSO.

Isso mostra e explica a popularidade de Lula e o favoritismo de Dilma. A oposição terá problemas sérios. Qual será o discurso deles? Atacam o governo? Dizem que farão tudo igual? A dicotomia será grande e estará presente. A chance deles passa por uma brilhante estartégia de marketing político ou uma derrapada grande da candidata oficial.

Fique claro Aqui: Não estou aqui defendendo nenhuma candidatura. Vejo pontos positivos em ambas que estão lançadas e favoritas a serem as estrelas, assim como vejo diversos pontos para reflexão. Acho que existem coisas que precisam melhorar e serem consertadas no Brasil. Falar que precisamos mudar tudo é mentira, e falar que podemos ficar onde estamos é enganação.
Os resultados estão ai, mas muito, muito mesmo ainda precisa ser acertado. Venho postando as coisas boas e ruins deste governo, e da oposição ainda não tenho elementos, mas Serra (eventual candidato) é uma incógnita em muitas coisas.
Vamos acompanhar. Prognósticos lançados e depois serão conferidos, detalhe, sem minha opinião pessoal. O voto é secreto.

Nenhum comentário: