domingo, fevereiro 21, 2010

Projeção dos juros para 2010

Começam as projeções do mercado para os juros. Olhem só a matéria do Estadão- Clique e leia

Estamos em 8,75% e segundo as projeções do mercado podemos chegar a 12,75%, uma substancial alta.

Estão projetando isso por conta do potencial crescimento do PIB nacional, previsto em 5,4% em 2010. A conta deles é esta: Consumo alto gera inflação, inflação alta precisa de aumento de juros. Simples assim.

A economia é complexa. Antes eu não aceitava a idéia de combate a inflação só com aumento de juros, hoje até aceito, mas acredito que outras medidas podem ser melhores.
Por exemplo: Enxugamento da máquina pública com redução de gastsos de custeio que estão aumentando muito. Clique e veja postagem falando deste problema. Clique.

As projeções do IPCA e IGPM (Indicadores de alta de preços) estão dentro dos padrões dos anos anteriores.

Paradoxalmente, se os juros subirem muito teremos problemas para atingir este patamar de 5,4% de crescimento do PIB. Outro dado, os juros altos devem atrair mais capital externo, mas o especulativo. Operações de Carry-Trade podem voltar e inundar nosso mercado de dólar forçando a queda da cotação, hoje em R$ 1,83.

Na economia é assim, um caminho é sempre tomado em detrimento de outro. Me assusta um pouco esta alta dos juros, sou mais por outras medidas mais heterodoxas de combate a inflação.
Temo sim a inflação que poderia arrebentar com muito que foi construído no Brasil nos últimos anos, mas o crescimento ainda é um remédio sagrado para o desenvolvimento social e econômico.
O equilíbrio portanto estará no meio. Combate a inflação em todas as frentes, mas manutenção do crescimento.
Uma coisa: A BANCA, principalmente a banda criminosa, tira o couros dos incautos tomadores de crédito com os "spreads" criminosos. Enchem a burra de dinheiro, na verdade mais do que já fazem com os juros, as taxas de servições, as benesses tributárias, etc. Me dá até raiva abordar este tema.

Falando em crédito, existe timidamente um movimento que alerta para riscos de explosão da inadimplência por conta da farra do crédito. Juros altos são lenha na fogueira deste problema. Uma alta inadimplência pode provocar uma crise sistêmica, a exemplo dos "junk bonds americanos" da construção civil que teve a chama iniciada na inadimplência.
Juros altos pós expansão do crédito que está ocorrendo pode provocar isso. Poderia dar susto no mercado, mas a banca não perderia muito, somente devolveria parte do que vem levando deste incauto tomador de dinheiro.

Nenhum comentário: