quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Manipulação de pesquisa?

Hoje o Cláudio Humberto- Clique e leia faz uma denúncia grave sobre a metodologia da pesquisa eleitoral CNT/Sensus. Ai está o link, mas coloco também o texto, tem pelo menos mais duas notas: O site do CH é: http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php

Pesquisa dá peso maior a municípios remotos e 'bolseiros'

A pesquisa CNT/Sensus, indicando “empate técnico” entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), deu peso expressivo, nas entrevistas, a municípios remotos alvos de programas assistencialistas de Lula, como o Bolsa-Família. O Sensus informou ao TSE que no Rio Grande do Norte, por exemplo, ouviu 9 pessoas em Natal (508 mil eleitores), onde o PT perdeu em 2008, e 13 em Sítio Novo (4 mil eleitores, 803 bolsas).

Isso não tira em nada o favoritismo de Dilma, mas é denúncia séria de tentativa de manipulação de pesquisa. Um instituto de pesquisa vive de sua credibilidade, isso é sério não só para este, mas para os outros também.

Acho que quem contrata a pesquisa pode até tentar dirigir alguns indicadores, mas isso tem limite, exatamente pela credibilidade que precisam ter o responsável pela pesquisa.

A estatística é séria e se existe manipulação, isso não tira a confiabilidade de pesquisas bem feitas.

Decepção minha grande, espero que seja apurada a denúncia, até porque a agora o TSE exige certos procedimentos. Além disso, infelizmente, os apontamentos de pesquisas eleitorais podem tornar um candidato fraco, virar favorito, arrumar mais dinheiro. Nosso eleitor, pelo nível educacional, cultural e intelectual é presa fácil nestas tentativas de manipulação. Uma pena.

Nenhum comentário: