quarta-feira, fevereiro 24, 2010

O mito Fidel e o milagre Cubano II

Seguinte: Quando estava lá, achava tudo péssimo, antiquado, cheiro de mofo. Estava em um hotel que já tinha sido 5 estrelas, naquela ocasião não era nem ponta de estrela.
A comida era horrível. Tentava tudo, carne, frango, salada, tudo sem o menor charme, comida cotidiana fraca, sem opção. Cansei disso, um dia resolvi pedir um prato mais elaborado, um peixe pensei.
Cuba afinal é uma ilha, peixe aqui deve ser de qualidade e ter uma grande variedade.
Meu diálogo com o "room service", claro que arranhando um "portunhol":
- Amigo tem um peixe ai?
- Claro, responde ele.
- Que tipo de peixe perguntei.
- Um peixe.
- Eu sei, mas é um cherne, um dourado, um robalo, de que espécie, de que tipo?
- Um peixe, reponde secamente.
- Ok, me vê um peixe com salada e purê de batatas por favor.
Neste meio contemplei a janela do meu espaçoso quarto, o mar do Caribe, lindo visto de cima do meu hotel.
Percebi então que não havia barcos. Achei estranho e começei um racíocinio confirmado depois por diversos cubanos: Eles não tem indústria da pesca. Isso mesmo.
Uma ilha, com problemas de geração de riqueza, podendo explorar a indústria da pesca gerando emprego, renda e proteína para seu povo não existe lá. Porquê?
Simples: Como Cuba se encontra a 80 km da Flórida na bonita região dos "Keys", se eles colocam barco, foge todo mundo.
Morreram, segundo consta na internet, 80 mil cubanos tentando fugir de Cuba por mar. Ainda hoje assistimos cubanos tentando sair do miserável país.
Barco lá, só na zona diplomática, mordomia de cubanos e diplomatas estrangeiros. Enquanto isso o povo cubano paga a conta da falta de liberdade. Não há barcos, não há exploração da pesca em uma ilha do Caribe. Precisa dizer mais alguma cosia?
Mais umas que testemunhei lá, não me contaram não, eu vi e ouvi:
  1. Cuba não tem 100% do povo educado, Ele é alfabetizado, pois não há liberdade de escolha, não exitem livros, internet e comunicação para tosos, eles são doutrinados, e só.
  2. O saneamento básico lá não existe, a saúde é precária. Uma médica venezuelena me contou que se entrasse em um hospital comum, do povão, eu iria me arrepiar. Tenho que concordar com isso, eles são pobres, não tem dinheiro para investir, uma pena.
  3. Existem médicos trabalhando na portaria dos hotéis, eu conversei com um.
  4. Prostitutas? Por US$ 1,00 dólar é possível sair com uma cubana que te leva para casa de algum conhecido e te cobra mais US$ 5,00 para rachar com ele.
  5. Mas cuidado. Cuba tem um grande número de infectados pela Aids. Nos anos 60 e 70, Fidel na tentativa de exportar seu "sonho de igualdade" para mundo, mandou cubanos para África. Resultado: Muitos voltaram contaminados. A proporção é alarmante.
  6. Imprensa? Esquece. Tem o Gramma, jornal do partido e TV estatal.
  7. Internet e telefone? Só para estrangeiros e olhe lá, caro e ruim o serviço.
Mas não podemos deixar de falar das coisas boas de Cuba. Os políticos e o "imperador" destruiram Cuba, mas vejamos algumas coisas que me impressionaram positivamente:
  1. O povo é alegre e bonito. Miscigenado com o negro, as mulheres são belas, os homens fortes e saudáveis (quando têm a mínima condição de vida).
  2. Adoram dançar, festas, me lembra o povo baiano.
  3. Existem avanços grandes em algumas áreas médicas, a oncologia, o tratamento de queimados, a ortopedia e a parte de vacinas. Em algumas destas especialidade eles são vanguarda mundial e muitos vão se tratar lá.
  4. O povo é albatizado, 100%, educado não, alfabetizado, isso não deixa de ser uma avanço.
  5. A beleza da ilha é incontestável. Ruas largas, palacetes, infraestrutura impressionante. Isso claro no passado, mas um dia será recuperado.
  6. Os charutos são maravilhosos, o rum é o melhor do planeta.
Conclusão:
  • Tenho pena do povo cubano
  • O mito Cuba é mais charme da mídia e marketing de Fidel. O antiamericanismo coloca uma estrela em Cuba, mas isso é coisa de alguns anacrônicos intelectuais que sismam em silenciar quando o tema vai para outros ares.
  • Cuba viveu atrás da cortina de ferro, vendendo açucar para os russos e só. Quando o império soviético desabou, As víceras da ditadura cubana ficaram a mostra.
  • Não existe embargo econômico, é hipocrisia pura. Os Estados Unidos têm lá um grande escritório de negócios, além da base de Guantanamo. O impacto do embargo nos problemas me parece menor do que o erros do regime.
  • Eles alegam que era no passado "prostíbulo" americano. Isso motivou Fulgêncio Batista e depois Fidel a tomarem o poder. Nada disso, lá foi um paraíso e um dia deve voltar a ser.
  • O turismo tem sido a coisa mais importante por lá, será cada vez mais. Visitei Valadero. Bonito, mas serviço péssimo. Quando mudar o regime eles arrebentam em Valadero.
  • O problema da miséria é crônico, mas o da liberdade é pior.
  • Hedeiros de Fidel? Vários. Não se sabe quantos filhos ele tem. Deve ser um grande garanhão de moiçolas cubanas. Por enquanto colocou seu irmão como seu sucessor.
Este assunto de Cuba me veio a tona por conta da viagem de Lula e do silêncio que toma conta uma grande maioria de políticos quando temos as oportunidades de tocar na ferida. Da pobreza, dos direitos humanos (tema que os esquerdistas gostam tanto) , e da democracia.

Nenhum comentário: