Segundo a FGV o nosso crescimento é alavancado por esta ascensão. Concordo. A maior força da geraçãod e riqueza e renda é o consumo. Em outros patamares o consumo pode assustar na questão inflação, ou seja, mais gente querendo comprar do que a indústria pode produzir pode levar a aumentos de preços, a chamada inflação de demanda. Não é ainda nosso caso, mas o BC começa a olhar com cuidado para o problema, tanto que sinaliza alta de juros.
Isso é bom para o Brasil. A justiça social alegada por alguns não é conseguida só com isso. A educação, saneamento e saúde são partes importantes.
Ainda temos problemas de infraestrutura, postei abaixo, isso pode frear este ciclo virtuoso que temos chances de dar continuidade.
Não creio que os ditos programas sociais de distruição de renda, o Bolsa Família, seja o responsável. Acho que esta ascensão é fruto da prosperidade mundial nos últimos tempos e a maturidade de nosso país nas questões econômicas. Não podemos deixar de dizer do potencial do Brasil, seja nos recursos naturais, mas também no mercado consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário