sábado, fevereiro 13, 2010

Algumas soluções para o problema ambiental de mobilidade urbana!

Soluções?

Vou dar algumas idéias:
  1. Rodizio de veículos como existe em São Paulo - Clique e veja
  2. Pedágios eletrônicos como existem em Tóquio e Londres, ou seja, em área determinadas que carros não podem circular se os motoristas quiserem ir pagam caro para ter acesso.
  3. Melhorar o transporte urbano. Isso incentivaria muitas pessoas a usarem, como em New York. No Brasil a classe média não usa por questões de qualidade, não de preço. Nas cidades maiores como Rio e São Paulo os famosos "frescões" são exemplos. Cobra-se mais, mas com qualidade, Uma ação que conciliasse pedágio eletrônico e transporte diferenciado seria ótima.
  4. Corredores exclusivos para ônibus, a exemplo de Bogotá e Curitiba que são exemplos de funcionalidade.
  5. Criação de Vias exclusivas para motoclicletas e das ciclovias.
  6. O trem urbano chamado de "Metrô", mesmo com problemas de sustentabilidade econômica e precisar de subsídios, pode ser mesmo a saída. O custo desta poluição e os problemas de saúde causados podem pesar definitivamente na conta favorável a implantação de metros. Nos grandes centros urbanos a saída tem sido o Metrô, é realmente o transporte de massa. Para que os usuários de carro migrassem para o trem metropolitano seria preciso mais ações. Olhem a malha de São Paulo- Clique
  7. Consciência da população para uso racional dos veículos. Por exemplo, o transporte solidário, como é muito usado em Tóquio. Medida complexa, mas com um programa de educação ambiental e divulgação dos problemas poderia alcançar algum resultado.
  8. Criação e efetivação de políticas de sustentabilidade e mobilidade urbana com programas e ações concretas, divulgação, fiscalização e punição quando for o caso.
As grandes cidades nos países desenvolvidos têm uma atuação na questão da sustentabildiade urbana de forma focada e relevante. Aqui no Brasil faltam políticas mais sérias. Ainda temos muito a fazer.

Um comentário:

Ângela Beatriz Sabbag disse...

Bravo, Murilo!
Acho que você apontou todas as sugestões cabíveis. Para a efetivação das mesmas, bastaria haver campanhas maciças, levando o povo à exaustão, a exemplo das campanhas feitas para o motorista respeitar as faixas de pedestres e para o uso obrigatório do cinto de segurança.