segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Sucesso do País - Terceiro mandato de Lula

1-)País paga preço do sucesso, diz Mantega - Folha Online -11/02/2007
Clique e leia mais

Vivemos sim um bom momento, mais pela responsabilidade que pela competência do governo.
O risco país é um dos mais baixos desde a sua criação. Uma coisa deve ficar clara, se estamos bem poderiamos estar melhor. Os juros ainda são campeões do globo, a carga tributária de primeiro mundo e os gastos de governo desperdícios e com vários problemas.
Quando o ministro cita o dólar balizando sua ilação podemos dizer o seguinte: O dólar cai porque os juros altos atraem dólar, 0 "Carry Trade": Vender moeda de país com juros baixos aplicando em país com juros altos. Mais dólares entram com os preços dos produtos exportados que subiram muito. Melhor teria sido se subissem os volumes exportados, mas a enxurrada de dólares que entram forçando a baixa é devido ao preço. Inclusive em aparente paradoxo, nossa balança cresce. O volume exportado aumenta menos que os preços particados, dai o ganho.
A lei da oferta e procura é clara: o dólar cai porque entra mais no mercado para venda que para compra. O BC tenta segurar comprando, mas não aguenta a pressão. As reservas batem recordes, mas as distorções do câmbio são nítidas.
Ministro, a melhor ação é a não intervenção, mas tem hora que ela é necessária. O Brasil vive um bom momento, mais pelas circunstâncias mundiais do que pelos seus méritos.
Poderiamos estar melhor. O Real está supervalorizado porque existe mais gente querendo compra-lo do que vende-lo, esta é a regra básica do mercado. O mérito do governo: Deixar o mercado regular, mas lembrando sempre, as distorções começam a aparecer.

2-)Lula já vive sob sombra de 3º mandato, diz jornal- Terra - 12/02/2007
Clique e leia mais

Já não é mais sombra, existem correntes e amigos de Lula que trabalham forte com a idéia, ele deve negar, mas no fundo deve também gostar.
Não será fácil a mudança da regra, mas se o país continuar indo bem, mesmo que por outros motivos, o PAC funcionar a contento, Lula ou algum aliado pode mexer fundo na questão.
Vamos aguardar, neste país tudo é possível dependendo do momento e da estratégia adotada, vamos ver o congresso mudar as regras e Lula tentar novo mandato.
Alguns vão chiar, dizer que é antidemocrático, etc., mas só esperando para ver e avaliar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Badaró, você se tornou minha leitura obrigatória. Aqui venho e aprendo constantemente e principalmente você tem o dom de responder a todas as minhas dúvidas de uma forma que eu, uma simples vovó, entendo perfeitamento este mecanismo complicado da economia mundial.
Muito obrigada por suas aulas e me tornei uma aluna aplicada.
Um abraço carinhoso de uma fã,
SôniaSSRJ