terça-feira, fevereiro 27, 2007

Bolsa chinesa cai 9% e leva Bovespa junto!

Bolsa chinesa registra maior queda dos últimos 10 anos - Terra Notícias - Clique e leia mais

Venho falando sempre na questão da liquidez mundial. Toda esta prosperidade dos últimos 6 anos criou uma riqueza e liquidez que precisam de sofrer uma correção de rumo, um ajuste, ou como diria um grafista: Precisa cair para voltar a subir com mais força. A liquidez em excesso gera esta incerteza. Estima-se que na China foram perdidos só hoje US$ 140 bilhões. Virou pó! Pode apostar, sempre alguém paga a conta. Os últimos entrantes normalmente "micam" comprando preços altos de papeis que já chegaram no limite, mas uma coisa é certa, alguém ganhou, e ganhou muito dinheiro.

O movimento na China parece que foi mesmo especulativo. Depois de subir 130% ano passado a Bolsa de Xangai deveria ter já realizado algum lucro. A liquidez pode gerar bolhas, como foi o caso do Nasdaq e das empresas ponto com na década de 90.

A Bovespa depois de quase ir a 45.000 pontos, recorde histórico, caiu 5% hoje. Na verdade também fez uma ajuste e com certeza teve realização de lucro no processo. A imagem que vem na minha cabeça é o estouro de uma manada. Os primeiros saem correndo e vem todo mundo atrás, pode saber que muitos se machucam, mas nem todos.

Na minha visão o que ocorreu na China foi realização de lucro com falta de força de recursos para continuar a alta. Se subiu 130% ano passado e muitos atribuem aos movimentos especulativos, era já o momento de queda.

O mercado tenta justificar uma possível intervenção do governo para frear a especulação e arrumar algumas normas. Não conheço detalhes da Bolsa de Xangai, mas tenho certeza que eles estão ainda muito incipientes, conheço bem a China. Lembram-se do Brasil no movimento de 70, depois de 80 com Nagi Nahas aproveitando as brechas legais e normativas? O mercado frágil é siuscetível a isso. A nossa bolsa hoje tem mais consistência e regras claras.

Uma coisa que serve de alerta para o Brasil e todos países emergentes que recebem capital estrangeiro, principalmente o especulativo. Dinheiro estrangeiro para bolsas é quase todo assim. Lembre-se, eles ganham nos movimentos de alta dos mercados, nos juros e quase sempre na moeda.

Este investidor por definição tem: Pernas de lebre, memória de elefante e coração de passarinho.
Sabem o que significa isso? Ele foge em qualquer movimento de risco, não se importa se o ataque na moeda pode quebrar ou não o país e dependendo da ação de agentes locais, não volta tão cedo a investir naquele mercado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se possível claro, o que exatamente levou a bolsa chinesa cair 9%? Numa linguagem simples. O meu e-mail é: lane_monteiro@hotmail.com.
Muito obrigada.

Lane Monteiro