domingo, fevereiro 11, 2007

Plano nuclear prevê 6 novas usinas

A proposta de retomada dos investimentos em energia nuclear no Brasil prevê, além da conclusão de Angra 3, uma nova usina a cada três anos, até que a tecnologia responda por 5% do parque gerador. Estadão 11/02/2007 - Clique e leia mais

Mesmo com toda polêmica ambiental, não temos opção, ou melhor o mundo não tem mais alternativa. Ou saimos para nuclear ou a demanda crescente futura não será atendida.
A saída para o Brasil e o mundo será a energia nuclear com tecnologia cada vez mais avançada e cuidados reforçados.
A questão das fontes alternativas é outra vertente da solução energética para o futuro, mas com a tecnologia atual ainda não suprimos a demanda global. A soma da nuclear com a potência em maior escala e as fontes alternativas cada vez mais emergentes vão atender o mundo no futuro.
Podem surgir alternativas tecnológicas, ou melhor surgirão, biocombustíveis, hidrogênio, motocontínuo, maremotriz,etc.. Custos proibitivos hoje serão amenizados pela demanda crescente e a falta de opções convencionais. A tecnologia ainda é a maior aliada do ser humano na cruzada para sua permanência e perenidade no Globo Terrestre.

Os riscos de catastrófes existem, assim como em qualquer empreendimento energético. O cuidado deve ser tomado pelas agências reguladoras e orgãos ambientais, mas sem ideologia e picuinha.

A decisão é polêmica, mas é sensata. Loas a ministra que enfrentará uma feroz batalha com os ambientalistas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc tem razão querido, é mais um risco que temos que correr, o mundo cresce e nós temos que nos adaptar a sua demanda.
Que seja feita a sua vontade, e que haja muita responsabilidade neste feito!
Um grande abraço da amiga,
SôniaSSRJ