segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Polêmica Deus x Ciência!

Teoria dos Universos Paralelos.

Assunto complexo, muito louco e explorado desde Eistein. Na verdade este tema é polêmico como todos na física. A origem do universo, a existência de Deus ou não, as leis físicas, a evolução do homem, etc. têm respostas com divagações, provas questionáveis. A física tem a qualidade, assim como a matématica, de criar modelos com comprovação, nas equações, é chamada ciência exata, mas um fato científico deve ser reproduzido para ter sua prova concreta.
Com toda esta capacidade de provar através de modelos e equações a falta de capacidade de reproduzir novamente cria um clima nebuloso e questionável. Muitos críticos atribuem Deus ao que a ciência não pode responder, mas pensando bem, porque os modelos matemáticos são donos da verdade?
O caso do Big bang é típico, foi demonstrado, mas ainda assim permanece a dúvida: E antes do BigBang? Não sei se a humanidade terá como responder todas as perguntas, inclusive as questões ligadas a Deus, ou talvez quanto tempo demorará para responder.

Atualmente existe um reforço da guerra Deus x Ciência. É questão complicada, mas uma pergunta poderia ser feita? Porque não poderiam conviver a fé e a verdade demonstrada pela ciência?
Encomendei um livro chamado a Linguagem de Deus de Francis Collins que será lançado no Brasil em março, Collins é um geneticista que defende Deus. Sempre vi cientistas atacando mais Deus que defendendo, ou simplesmente sendo ambíguos. Carl Segan, cosmólogo famoso e ateu convicto, sempre disse: "Não confunda falta de evidência de provas com evidência de falta de provas".

A tal da teoria das cordas, da teoria M, universos paralelos e coisas mais, estão em um vídeo da BBC. São 45 minutos, mas vale a pena ver. Quem gosta do tema vai se encantar. Chama-se BBC Universos Paralelos- Clique e veja no You Tube A matéria é longa, mas fantástica e com legenda em português.

Como disse um amigo, físico e filósofo e também católico: "A ciência precisa ver para crer, na fé é preciso crer para ver!" Belo raciocínio.

Por enquanto ainda leio e tento entender as coisas misteriosas do universo e do homem, cada vez mais vejo que " existem mais coisas entre o céu e a terra que supõem nossa vã filosofia" como disse Sheakspeare.

O importante é o ser humano não perder a curiosidade, nunca!
Parece que estamos indo cada vez mais fundo nas perguntas e respostas do universo.
Respostas virão a tona, perguntas surgirão, mas uma coisa eu sei: Não devemos ter as respostas para todas as dúvidas, ou teremos?

Nenhum comentário: