sábado, fevereiro 10, 2007

O Lucro do BNDES

BNDES tem lucro recorde em 2006, de R$ 6,3 bilhões - Agencia Estado -10/02/2007

Clique e veja mais

Eu sou radicalmente a favor do lucro, não acho que exista outra forma de criar riqueza e reinvestir que não seja o lucro.
Os bancos devem ter lucros, o máximo possível.
O BNDES deve dar lucro, o BB e a CEF também.
O problema aqui é a distorção que existe entre os indicadores de balanço dos bancos e da indústria. A festa na floresta é total, inclusive oficial.
O disparate é enorme, o lucro dos bancos cresce absurdamente, dobra a cada ano.
A indústria, as pequenas e médias empresas bancam o abuso e a usura, isso é o erro.
Falando sério, o BNDES poderia lucrar este tanto sem as distorções do mercado nacional? Existe ou não algo equivocado? É justo dobrar o patrimônio e o lucro líquido ano a ano?
Porque seria? A base da produção não consegue estes maravilhosos indicadores?
A prova da distorção esta ai, só não enxerga quem não quer.
Os juros são extorsivos além de não ajudar no crescimento, faz uma transferência de renda do setor que produz, gera emprego e renda para o que não colabora nada com o processo virtuoso, ao contrário, é vilão. Todos somos sócios dos bancos, com um detalhe, sem dividendos.
Minha indignação é grande, sempre foi. Não me calo e denuncio sempre, o monopólio, o benefício dos bancos ditos estatais que poderiam criar uma concorrência real de mercado.

Bom o resultado do BNDES? Claro, loas a todos, mas a conta está sendo paga.
Há mais coisas no ar que avião de carreira, diria o Barão de Itararé, o lobo está tomando conta do galinheiro diriamos aqui em Minas Gerais. Estas distorções ficam claras quando o banco de fomentos bate recordes. O dinheiro sai do nosso bolso, do país, de quem trabalha, dos pequeno e médios empresário e da indústria com rarissímas exceções.
Deve estar fluindo solto, lépido e fagueiro para contas na Suiça e nas Bahamas.
Alguém duvida?
Fique mais uma vez claro, o lucro é o combustíel da economia, da prosperidade e da justiça social, mas como em qualquer motor, o combustível pode ser perigoso e deve ter cuidados especiais.

Nenhum comentário: