segunda-feira, fevereiro 26, 2007

O efeito Etanol e o futuro dos combustíveis!

26 de fevereiro de 2007 - Estadão -

´Efeito etanol´ pode obrigar Heinz a tirar milho de catchup - Clique e leia mais

Soube por um amigo fazendeiro que o milho está com preços nunca vistos. Será o efeito Etanol?
Nos Estados Unidos o etanol é feito com milho, mas o reflexo desta corrida pode estar chegando aqui.
Nós somos privilegiados, podemos fazer o etanol com milho e com cana de açucar, nossa força.
Dominamos a tecnologia há mais de 20 anos, somos imbatíveis no etanol da cana e hoje é um grande negócio com exportações para Ásia e EUA. Não tem volta, o futuro será movido pelos combustíveis renováveis.
George Busch vem aqui e vai discutir uma OPEP do alcool. O nosso país é abençoado, o futuro é garantido na questão tão séria dos combustíveis. Além de estarem no fim, 50 anos no máximo dizem alguns estudos, os combustíveis fósseis são os maiores poluidores e causadores do mal no efeito estufa.
Se soubermos tirar proveito do momento vamos garantir nossa posição. Se perdemos competitividade por outros fatores, podemos ter uma grande vantagem competitiva no futuro aproveitando este momento.
Além do etanol de cana e milho, temos o bio-diesel. Hoje a soja é o maior insumo, mas outras oleaginosas serão importantes fatores de produção. Nossa extensão territorial, vocação agrícola e tecnologia já dominada vão nos colocar no primeiro mundo.
Como dizem, estamos com a faca e o queijo na mão. Lula deveria aproveitar sua estrela, sair fora de Chavéz e cia., aproveitando para fortalecer o comércio e parceria com os EUA. Uruguay, Paraguay, Colômbia e Peru já tomam este barco, porque não deveriamos tomar?Ficar insistindo em Mercosul com as trapalhadas de Chavéz e seu companheiros? Ficar a reboque das idéias ultrapassadas é que vai nos atrasar.
Os governantes deveriam olhar para a frente e saber que perdemos alguns cavalos que passaram arriados, mas outros virão. Este pode ser o nosso maior golpe de sorte.
Um pouquinho de bom senso basta, a competência será implementada pelo momento e pela oportunidade.
Será que perderemos mais esta chance?
Será que a ideologia e "antiamericanismo" de alguns dinossauros vão atrapalhar o Brasil?

Nenhum comentário: