terça-feira, fevereiro 06, 2007

O PAC tem uma verve bem interessante!

A luz no fim do túnel?

“Nosso modelo é uma variante da linha do Gordon Brown” diz a Ministra Dilma Rousseff.

A ministra e a maioria dos “desenvolvimentistas” do governo tiveram a verve de Mr. Brown.
Mr. Brown é um político inglês, braço direito de Tony Blair e criou uma novidade na Inglaterra chamada: a lei de ouro “Golden Rule”. Esta lei permite o estado se endividar para investimentos, nunca para despesas correntes.
A Inglaterra aproveitando o “boom” mundial tem crescido a taxas de 2,5% a.a., bastante razoável para a consolidada economia inglesa. Todos indicadores melhoraram na Inglaterra. O segredo de Mr. Brown?
Simples, a aposta pesada nas PPPs (Parceria Pública Privada). Ele conseguiu realizar mais de 800 projetos de PPPs. Na verdade as PPPs inglesas começaram com Margareth Thatcher na década de 80 e é um dos países onde o modelo deu certo.
Óbvio, o estado não tem recursos caindo do céu, ele tem o dever de criar condições para o capital privado, gerador de riqueza, suprir coisas que ele não pode e não deve. Se o estado é hipertrófico só um jeito existe para sua sustentabilidade: Aumento de impostos.
Outro ponto de idolatria a Brown é sua sensibilidade com questões sociais. Ele prega e sabe a importância da educação e saúde, capital social básico. Fácil, são ações inerentes do estado para atender os menos favorecidos e excluídos.

Nenhum comentário: