sábado, fevereiro 24, 2007

Figuraça!

Ontem encontrei com um amigo deputado e comentávamos como era a política antes e agora.
Este amigo com todo tradicionalismo de família, como orgulhosamente também tenho, divagávamos sobre como era há 20 anos, as formas e métodos de se fazer política.
Antes, o dinheiro era irrelevante, melhor, menos relevante do que é hoje.
O político tinha compromissos públicos com a base eleitoral, vocação e seriedade.
Agora é diferente, o dinheiro corre solto, as pessoas são venais, sejam chefes políticos ou inocentemente o próprio eleitor. A "galera" se interessa nos "nigucinhos", como dizem aqui no interior.
Se gasta na mídia, na logística, na montagem, na propaganda, enfim, o dinheiro é mandatário, 70% de uma eleição hoje, caríssima por sinal, é grana. Hoje um federal aqui em Minas sai em torno de US$ 1 milhão, estadual, US$ 500 mil, é muita grana.
Antes não, o custo era basicamente logística de campanha e propaganda. Diga-se de passagem, propaganda menos ostensiva de como é agora.

Na mídia, compram-se jornais e rádios. As mercadorias que o povo deveria comprar pelas idéias e intenções são embaladas no pacote da dissimulação e interesse. O cara está ali para cuidar de seu próprio umbigo.
Claro, existem as exceções. Tem gente séria, conheço vários políticos assim, mas infelizmente são em minoria.

Vejo uma “figuraça” fazendo campanha para ficar em ministério via colunas sociais, ou colunas políticas que têm nitidamente aquele viés “marrom”. Sabem o que falo?

Arauto da moralidade agora, imagino a sua defesa do governo atual. Cômico se não fosse trágico. O cara não seria síndico do meu prédio se dependesse de mim.

Quem conhece os liames da política sabe como funcionam algumas veiculações na mídia. O nosso amigo citado aqui escancara. Oportunista, mal intencionado e coisas que não caberiam aqui definem bem a pessoa.
Mérito dele? Pagamos a conta, mas atualmente não faz muita diferença. Cada povo tem o governo que merece, nunca esta máxima foi tão verdadeira e oportuna.
Bem, paro por aqui, minha verborragia e sinceridade podem me fazer revelar coisas que não estão ainda no momento de serem reveladas.
Blog é isso.

Falando em Blog, sabem o significado de Blog, ou melhor, a origem?
Começou assim: web log, depois we blog, e agora simplesmente, Blog.
Ainda bem que existem os blogs.

Nenhum comentário: