terça-feira, fevereiro 06, 2007

Justiça Social e o Pensamento de Mr. Brown.

Este conceito de Mr. Brown, inspiração do modelo PAC segundo a ministra Dilma, é o que chamo de “JUSTIÇA SOCIAL”. Ele convive com as idéias liberais de Thatcher e ao menos tempo tem preocupações com questões básicas dos mais necessitados.
Interessante, começo a ficar fã deste moço pelas primeiras informações.

Numa postagem anterior disse: O Estado incha, quem cresce é o país.Sou contra a ingerência do estado, mas sou a favor de sua procupação e ação em questões essenciais que a iniciativa privada tem problemas.
Admiro grandes pensadores e críticos do socialismo como Norberto Bobbio e Peter Drucker. Eles não descartam a preocupação do estado com questões sociais. Exemplo disso é o último livro de Bobbio: “Com Marx, Sem Marx”, que pretendo ler. Ele aborda a importância do pensamento marxista na época, mas critica seus abusos e inconsistências. Peter Drucker, aborda sempre a importância do terceiro setor onde o governo não tem capacidade e a iniciativa privada tem problemas em atuar. Isso sim é justiça social.
A virtude estará sempre no meio. Nem o mercado cruel e desregrado, nem o estado samaritano que quer distribuir o que não tem e não pode sustentar por muito tempo o que promete.
Sempre disse, a saída deste país está no crescimento e quem pode fazer isso de forma sustentável é o capital privado. O lucro é o real gerador de riqueza, o resto é enganação.

Marco regulatório e PPPs são pilares da busca deste capital privado que deve ter dividendo para reinvestir e colocar gás no ciclo econômico, criando assim uma força virtuosa.
Fico mais otimista com o PAC se a inspiração foi esta, mas a seriedade e a competência são marcas indeléveis do sucesso inglês.
Será que teremos este selo aqui?

De boas intenções estamos cheios e afundados na mediocridade econômica e política. Há muito tempo.

Nenhum comentário: