terça-feira, fevereiro 06, 2007

A anistia de Dirceu e o terceiro mandato de Lula!

Anistia a Dirceu prejudica só Legislativo, diz cientista político - Estadão - 05/06/2007. Leia mais

Ganha cada vez mais mídia a idéia da anistia ao cassado José Dirceu. Ele precisa reunir 1,5 milhão de assinaturas populares, provavelmente as terá com a força e militância petista aliadas a ignorância do povo brasileiro. Dirceu está em franca campanha e diz que não, vários companheiros trabalham para ele também.
Acho que ele tem o direito de lutar pela sua anistia, mas o congresso e a classe política devem ter consciência da aprovação ou não deste pleito. Não conheço detalhes do processo, mas ele foi julgado e condenado por erros cometidos. No país da impunidade seria a confirmação da bandalheira. As opiniões são divergentes, mas algo me diz que ele vai enfrentar uma votação e deve ganhar. Este meu sentimento é devido à força que o governo tem no congresso, principalmente depois da eleição do Chinaglia e Renan.
O Lula e o governo no final das contas serão os protagonistas da anistia ou não do Dirceu, mais que protagonistas, responsáveis pelo desfecho talvez. Vamos ver, mas francamente, uma agenda positiva para o país com as reformas de base que necessitamos teriam mais serventia.
A evolução deste quadro da anistia será determinante na avaliação de tentativa para um terceiro mandato de Lula, possível, mas pouco provável. Se eles tentarem como alguns jornalistas sugerem, a aprovação do congresso e mudanças das regras atuais são condições básicas.
Nesta possível anistia veremos a força ou não do governo e de Lula. Claro, o sucesso do PAC será outro fator determinante para a tentativa.
Vamos aguardar, mas o termômetro desta possível aventura pode ser o Dirceu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Murilo -

Reproduzimos seu artigo no Jornal de Debates. Veja aqui: http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=751

Um abraço,

Ricardo Paoletti
Editor