quinta-feira, março 01, 2007

PIB de 2,9% não segue ritmo global

Resultado de 2006 fica abaixo da metade da estimativa de crescimento de emergentes feita pelo FMI, de 6,5% - Estadão - 01/03/2007 - Clique e veja

É recorrente, já está enchendo este assunto. Triste é ver pessoas dizendo que o Brasil está bem, que nada precisa ser corrigido.
Se estamos bem com alguns indicadores econômicos, estamos péssimos no quesito crescimento e a prova esta ai. Se nossos indicadores são atingidos a custa da falta de crescimento, acho que a relação custo benefício ruim. Esta conta será paga no futuro.

A distribuição de renda, alegada falaciosamente por alguns, não existe sem crescimento. Do jeito que estamos, uma hora a "vaquinha" vai secar o leite. De onde virá o pitéu?

Só com geração de riqueza, emprego e renda, teremos um país forte e socialmente justo.
Enquanto assistimos o espetáculo mundial e dos emergentes, amargamos esta situação!

Somos a décima economia do mundo - Clique e veja - Mas e dai? Eramos a oitava na década de 80 e tinhamos potencial para ser hoje a quarta ou quinta. Outra bobagem: Ficar comparando o crescimento do governo Lula com FHC. Os dois são sofríveis. A média está em 2,6%, o mundo cresceu 4,5% no mesmo período médio. FHC pegou forte crise em 1997 e pagou o pato. Seu governo foi péssimo em termos de crescimento. É o roto falando do esfarrapado. Quando comparam a performance FHC e Lula, podemos lembrar o chavão da música dos Titãs: Pobreza é pobreza em qualquer canto, riquezas são diferentes. Desde a década de 80 "amassamos barro" como diz aqui. Deveriamos estar "levantando poeira" e caminhando firme e forte pelo nosso potencial.

A pergunta que faço sempre, insisto: Na hora que o mundo dar uma freada, ou entrar na crise anunciada para valer, como ficaremos?

Nenhum comentário: