sexta-feira, março 09, 2007

A teoria de Gaia e nossos medos.

A teoria de Gaia é uma série de argumentos catastróficos sobre o futuro da terra e da humanidade. James Lovelock é o autor da teoria que estamos destruindo a terra, ela tem vida e acaba de lançar um livro chamado A vingança da terra. Clique e leia sobre Gaia

Todos sabem que o homem está destruindo seu habitat. A questão crítica é a energia. Além de causar malefícios ao efeito estufa, as fontes convencionais são esgotáveis e precisamos buscar fontes, renováveis e limpas.
Al Gore, ex vice-presidente americano é conhecido defensor das causas ambientais e seu filme A verdade inconveniente é sucesso de público e crítica mostrando ex-post e ex-ante algumas situações do globo e a devastação criada pelo homem.
Tem um axioma que diz: A terra não reclama, ela se vinga. Isso é exatamente o que assistimos.
James Lovelock é defensor da energia nuclear. Eu também sou. Não vai ter saída para o mundo e para o Brasil. Temos que aumentar os cuidados contra acidentes nas usinas nucleares e prosseguir na expansão. É inexorável e qualquer opção tecnológica terá seus impactos, no caso das térmicas atômicas o risco é só de acidente, os impactos ambientais são menores até que hidrelétricas. Causa difícil de defesa, mas é a verdade.
A água é ponto crítico e na minha tese, as guerras futuras serão motivadas pela água. O desperdício aqui no Brasil no setor de saneamento é de 40%. Absurdo e falta de consciência do consumidor. Temos que mudar isso.

Temos que ter um consumo consciente e atenção para desperdícios de água e energia. Nossos filhos começarão a pagara esta conta, mas os nossos netos e bisnetos com certeza sofrerão as conseqüências.

A desalinização da água, já em escala comercial, pode ser uma das opções na questão da água, mas o clima é crítico e a energia também com influências no primeiro.

A tecnologia será importante arma e aliada no combate da humanidade contra sua extinção, mas a consciência e educação podem ter mais efeitos.

Nenhum comentário: