sábado, março 03, 2007

O que uma crise não gera de conversa.

Efeito China reduz valor de empresas das Américas em R$ 1,26 trilhão - Folha Online - 02/03/2007 - Clique e veja mais

Mentira. Os preços eram artificiais. A bolsa subiu demais e criou um valor que não corresponde a realidade. Não por ativos, mas por lucro e rentabilidade do patrimônio das empresas.
Primeiro: Uma empresa na bolsa até tem seu valor referenciado pelo valor das ações. Isso não quer dizer que o valor real é este. O valor de uma empresa é aquele que alguém está disposto a pagar se quiser comprar e o vendedor aceitar. Imagine o caso de uma pessoa que tem um apartamento que "vale" 1 milhão de dólares. Vale?
Se alguém estiver disposto a pagar, vale. Caso contrário o preço será aquele que o vendedor estiver disposto a aceitar. Assim funciona o mercado.
Os profissionais ganharam dinheiro na alta das ações, os incautos fizeram a festa na floresta destes ganhadores. Não existe mágica, quando alguém ganha, alguém perde. Não foram as empresas que perderam, foram os compradores de ações que entraram retardatários.
As empresas não perderam valor, elas ganharam valor que não existia e voltaram ao real.

A bolsa de valores tem em sua concepção captar recursos para as empresas via este mercado. As ações são lançadas e as pessoas compram buscando dividendos e participação nos resultados.
A liquidez do mercado é conseguida por pessoas que compram e vendem papel, especuladores ou não, estes operadores de mercado não buscam na essência o valor das companhias por seus lucros e performance, mas pelo valor das ações negociadas em bolsa das companhias e a liquidez destes papeis.

O mercado não perdeu valor. A liquidez excessiva gerou a bolha que uma hora explodiu. É exatamente o que assistimos agora, quem perdeu foram os que pagaram os preços artificiais.

Nenhum comentário: