sexta-feira, março 02, 2007

A força da consumo

Classe média deve dobrar até 2015 em emergentes, diz estudo - 2 de Março de 2007 Fonte: BBC Brasil - Clique e veja

Não temos melhor presságio para economia do que este. Se as projeções estiverem corretas, o mundo continuará em sua curva ascendente de prosperidade.

O que alimenta a economia é basicamente o consumo. Se olharmos pelo lado sociológico o consumo é importante no contexto de justiça social. Os pregadores dos regimes impossíveis não confirmam esta tese, não é atoa que eles estavam e estam equivocados.
Se as pessoas aumentam renda compram mais, comprando mais geram produção nas industrias e serviços, se a produção é aquecida mais empregos são gerados e salários aumentados. É o maravilhoso ciclo (ou círculo) virtuoso na economia dos países.

O problema para países emergentes é relacionado a carga tributária. Os governos ficam de olho exatamente na classe média. Os ricos se defendem e os pobres são assistidos, pelo menos em tese. A conta fica para a classe média, sempre e em qualquer país.

A classe média crescendo é bom indicador, mas ainda vejo que juros extorsivos e carga tributária não podem ser amenizados por este crescimento. O assistencialismo, legítimo por sinal em alguns casos, deve ser precedido do rigor dos usos e fontes. Quero dizer, não adianta inventar as benesses do estado para os mais carentes, sem existir a contrapartida da receita que vai proporcionar a ajuda. A única forma que enxergo para isso é crescimento, se a classe média estiver no pique, vamos ter bons ventos.

Nenhum comentário: