quinta-feira, março 01, 2007

Crise Americana começou?

Não posso deixar de postar esta matéria. Clique e veja matéria do Financial Times - 01/03/2007

Esta matéria diz o seguinte: Venda de imóveis novos americanos caiu 17% e foi a queda mais rápida nos último 13 anos.

Há muito tempo estamos falando na previsão de alguns economistas americanos sobre uma possível bolha americana no setor imobiliário e uma crise- Clique e veja.

Como é a crise? Há muito tempo a pressão é compradora e o mercado imobiliário americano cresce, o mercado crescendo é bom, mais pessoas começam a investir e a pressão compradora cresce. Em certo momento que ninguém pode precisar inverte-se o movimento. A pressão perde força, a oferta fica maior, pessoas que compraram especulando precisam vender para pagar, assim vai, o mercado fica vendedor e começa a cair, os preços caem e o efeito manada se estabelece. A bolha existiu porque os preços chegaram em números articifiais e o mercado não teve força para sustentá-lo.

Vai acontecer agora o estouro? Parece que é o começo. O efeito manada nos imóveis é diferente da bolsa de valores. Ele é mais lento e mais devastador. Preços vão no fundo do poço e a inadimplência cria um efeito em cascata. O mercado imobiliário cria uma industria forte de materiais e seu abalo pega todo mundo em efeito dominó.

Não poderia deixar de postar este texto. Quando olhamos o caso da China acontecendo e agora, já previsto, o caso americano, o gato subiu no telhado. Os dois maiores mercados andam engasgados e isso pode ser ruim para a economia global, ruim não, péssimo.
A mídia faz um papel perverso, mas natural. Os jornais divulgam as quedas, o mercado assustado fica nervoso e qualquer movimento mais brusco na manada pode desencadear mais queda. Muitas vezes o caos divulgado acaba por confirmar este caos que pode não ter uma sustentação lógica. Fernando Pessoa chamava isso de forças naturais. É assim o mundo conectado e globalizado!

Fica aqui o registro. Não sendo pessimista nem otimista, pelas informações e pelas nuvens que se formam no céu econômico, a tempestade pode ser daquelas inesquecíveis!Esperamos que não venha!

Nenhum comentário: