segunda-feira, março 05, 2007

O "PIBINHO", suas origens e suas consequências!

Desde a Constituição de 1988, os gastos públicos aumentam e travam a economia. A conta vem na forma de mini-PIBs - Revista Veja desta semana. Pena que não posso fazer o link que é só para assinantes, mas vale a pena ler.

Abordamos na postagem anterior: O "PIBINHO" arrebenta o Brasil. Quem cresce desde a década de 80 é o estado. O governo suga a riqueza pífia gerada no "PIBINHO". Vejam nesta matéria o absurdo e desperdício desde a década de 90 até aqui. São dados mostrando o que falamos e pior, só temos descido ladeira abaixo, cada vez enfurnamos mais na incompetência e falta de visão. Alguém duvida ainda? Já denunciei aqui: A constituinte de 88 foi um crime contra a nação. Vendida por políticos como a salvação da lavoura, acabou por incendiar a lavoura, fragilizando mais as instituições e criando aberrações conhecidas. Temos a maior carga tributária do planeta e os juros campeões do globo. Fora os interesses dos grupo (banca), o inchaço do estado nos enfiou neste perverso ciclo. Pode apostar que o "PIBINHO" nasce aqui.

Para onde vai nos levando o "PIBINHO"?

Na mesma veja tem um artigo de Gustavo Ioschpe que diz: "O Brasil tem se destacado há décadas na educação por uma razão incômoda: está entre os piores do mundo em sala de aula." e disserta a situação da escola brasileira. Analisados os quadros de analfabetismo, repetência, escolas, jornada de estudos, ensino superior e artigos científicos, podemos concluir que não é com o Haiti que competimos pela lanterna, mas com países africanos. A educação é a primeira vítima do "PIBINHO", vítima porque compromete nosso futuro, outras vítimas: saúde e infra-estrutura.
Triste realidade atual e futura. Nossos filhos pagarão caro, ou melhor, já estão pagando com o desemprego e a violência que esparramam sangue e dor nos noticiários. Hoje morreu mais uma menina de 13 anos, vítima de bala perdida no Rio. Na verdade, estes são os casos denunciados pela mídia, quantos não são os outros? O quanto as periferias não estão dominadas pelo pavor e abusos de marginais e policiais?

Até quando vamos continuar assim? Blogueiros isolados e "quixotianos" como eu não vão resolver a coisa, mas pelo menos não me calo e esperneio sempre que tenho como mostrar o que venho afirmando há muito tempo. Lavo minha alma quando vejo assuntos que abordo aqui brotando no Jornal Nacional e alertando um povo surdo e incapaz de reação. Só uma luz para iluminar o povão e promover as mudanças com o julgamento dos culpados.
Ontem ouvi uma coisa: A comunicação é importante e vital na era da informação. Aqui no Brasil ela é mais ainda. Nosso povo com os indicadores de analfabetismo e falta de cultura tem que ficar sabendo e ser bombardeado pelas mazelas e perigos da demagogia, incompetência e na maioria das vezes, má fé de nossa classe política. A culpa é definitivamente da elite governante. Nosso potencial e nosso povo não mereciam isso. Paro por aqui: meu teclado coça para escrever nomes de bandidos do colarinho branco que espoliam este Brasil , mas ainda não chegou a hora.

Nenhum comentário: