sexta-feira, março 02, 2007

A entrevista de Lula

Economia está blindada pelo sucesso, diz Lula - Folha Online - 01/03/2007

Clique e veja mais

A imprensa reclama que Lula não dá entrevistas. Ele deu uma no primeiro mandato e deu outra agora. Político típico, surgido do movimento sindical em período complicado na vida nacional. Alguns dizem que Lula foi criação do Golbery, nunca saberemos, mas ele sempre foi um crítico conciliador.

Mesmo com todas sua qualidades, ele foi além do que poderia. Todos temos defeitos e qualidades, para algumas coisas os defeitos são mais críticos que as qualidade. Para exercer a presidência da república é uma destas situações. Lula amadureceu no primeiro mandato, mas ainda divaga sobre assuntos críticos e sofisma sobre outros. É enganação dizer que o crescimento do Brasil é bom. Lula achar que por têrmos reservas de US$ 100 bilhões e só crescermos mais que Haiti são contrapontos, é absurdo. Mal orientado, ou articulado para dissimular seus erros. Ou ele é enganado, ou tenta nos enganar.

A sorte de Lula com a com a conjuntura mundial foi impressionante e parece fingir que não é com ele.

Lula parece lúcido com a questão americana e não dá sinais de "antiamericanismo", ainda bem.

Lula falou que terceiro mandato seria brincar com a democracia brasileira. Ele estaria cuspindo no prato que comeu se quisesse cutucar a questão. Mas a verdade, como já demonstrou antes, a sua capacidade de mudar de posição é imensa. Todo político é assim, muda de opinião com uma facilidade tremenda. Aliás, mudar de opinião pode ser bom, políticos normalmente é que nos chocam com mudanças da água para o vinho, matando adversários e depois beijando-os.

Acho que se o cavalo passar, Lula monta e depois coloca a culpa em um companheiro que inventou o tal plebiscito.

No fringir dos ovos podemos concluir que Lula é esperto. Tem sorte e carisma. É o político nato.
Acho que o Brasil vai mal e poderia estar muito melhor. Não é só culpa dele. Algumas ações são inerciais fazendo bem ao país, outras poderiam ser feitas se tivessem pessoas mais preparadas lá. O presidente não precisa saber tudo, mas tem que pelo menos ter noção e uma boa equipe para assessora-lo.

Tenho a minha opinião há muito tempo: Este Brasil, de enorme potencial, será melhor no dia que os políticos ficarem mais técnicos e os técnicos mais políticos.

Nenhum comentário: