quarta-feira, março 21, 2007

Mudança de metodologia de cálculo do PIB.

No final de fevereiro - quando já se sabia que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mudaria sua metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto a questão era a comparação entre Lula e FHC. Eles insistem em comparar épocas e contextos diferentes. Vamos lá.

Concordo que a metodologia é antiga, mais de 20 anos, precisava de alterações para atualizar atividades econômicas e sincronizar a sociedade do conhecimento e da era da informação.

Mas o pior está por vir: Querem agora dizer que na média o governo Lula cresceu 3,25% e FHC 2,12%, portanto Lula venceu. Lula pode ter ganho a guerra contra FHC, mas o Brasil perdeu. O mundo cresceu 4,5% nestes anos comparativos da mediocridade e incompetência nacional. Perdemos oportunidades que não voltam mais.

É o roto falando do esfarrapado. O povo pagará a conta no futuro. Lula e FHC foram péssimos. FHC enfrentou crises fortes e, 1997 e 1998, Lula não. O comparação é inconveniente.

Acho meio irresponsável certas comparações pela média. Quando envolvemos países, diversidades e épocas com variáveis exógenas, a comparação fica a favor do autor do embate e a motivação direciona o resultado.

Quem quiser ler mais a matéria e alguns links correlatos - Clique aqui - vale a pena.

Estes 11% de crescimento "aparecidos" na mudança de metodologia não deixam de ser boa notícia, mas ainda assim é medíocre e pífio. PIBINHO como andam chamando rondou os dois governos.
Nossas demandas sociais são atendidas pelo assistencialismo eleitoreiro, o estado cresce e os juros explodem junto com a carga tributária. O povão vai pelos ares com a política anacrônica.
Ambos FHC e Lula em matéria de crescimento deixaram a desejar, a história julgará ambos.

Nenhum comentário: