quarta-feira, janeiro 20, 2010

Sós no universo?

Acabo de ler um livro:Sós no Universo? Por que a vida inteligente é improvável fora do planeta Terra
Donald Brownlee e Peter Ward . Ciência 352 páginas. Clique e veja.

Este livro fala sobre a possibilidade de vida fora da terra. Bacana, técnico e as vezes um pouco enfadonho quando extrapola em temas de geologia. Minhas conclusões do livro são as seguintes:
  1. Que existe vida em outros cantos do universo, acho que está mais que provado. A questão é se esta é uma vida inteligente e se um dia teremos contato. Ressalva: A vida que eles falam é como a conheçemos, baseada no carbono. Será que não existem outros tipos de vida?
  2. Eles mostram com muita propriedade que a terra é rara. A vida como a nossa teve muitos fatores naturais que conspiraram para que ela existisse e evoluísse.
  3. A discussão se existe vida fora do planeta se encerrou na década de 80 com a descoberta dos extremófilos, criaturas que vivem em ambientes hostis de temperatura e falta de oxigênio.
  4. Muitos pontos ficam sem respostas, e de certa forma, acho que o ser humano é prepotente e arrogante da maneira que trata de questões de bilhões de anos atrás. A verdade nunca será absoluta e não podemos tratá-la assim. A ciência avança, as pesquisas desnudam fatos e coisas que nos deixam maravilhados, mas a cada nova descoberta surgem novas dúvidas e mais é preciso saber.
  5. Não sabia da importância da Lua e de Jupiter na formação e manutenção da vida terrestre. Além disso as placas tectônicas que destruiram o Haiti é também fator crucial da evolução e manutenção da vida.
  6. A lua pela marés e a estabilidade na inclinação do eixo de rotação, ou seja, pelo influência no clima.
  7. Jupiter com 318 vezes a massa da terra e é o maior planeta so nosso sistema solar, evita choque de meteoritos e asteróides, ou seja é o protetor da terra. No passado e no universo os choques entre os corpos celestes é muito comum, Jupiter é nosso "firewall".
  8. As placas tectônicas pelo movimento e formação dos continentes.
  9. O período Cambriano onde ocorreu os que eles de explosão da vida é mistério e suscita deistas a discutir o criacionismo. A ciência não pode ser contrária a religião ou misticismo, elas devem e podem se completar.
  10. A complexidade da vida, da terra e do universo nos leva a ver que podem existir diversas outaras possibilidades de haver realmente um criador. Tudo conspirou para que a vida humana existisse neste planeta.Pode não ter sido tão fortuito como querem alguns.
  11. Eles acrescentam na famosa fórmula de Frank Drake algumas variáveis. Para quem não sabe a fórmula , clique e veja detalhes, mas está em inglês. Ele mostra as probabilidades de existir vida em outras partes do universo. Pode ser questionável a fórmula, mas é interessante e quando foi feita não havia todas as informações que existem hoje. A fórmula dá certa chance quando feita por Drake, com o incremento de variáveis de Ward e Brownlee as chances ficam bem remotas, a Terra é rara, segundo eles. Ressalva novamente: A vida como a conheçemos.
O livro é bom, técnico e interessante, vale a pena ler para quem gosta deste assunto.
Me preparo agora para ler: A era do capital de Eric Hobsbawm. Mostra a evolução do capital no século XIX. Depois faço a resenha.

Um comentário:

ROSI MATOS disse...

Este livro me parece muito bom, mas bastante dual..
Vou procurar ler assim que terminar o que estou lendo(Hist´ria da Riqueza do Homem) de Leo Huberman, que é sobre Economia, Vassalos, Suseranos,Revolução Industrial, Marx, Engel, Cecil Rhodes,Trustes do dinheiro, Standard Oils, a teia do capitalismo e toda espécie de assuntos que eu nunca lí ou entendi antes(inclusive tenho de ler e reler os trechos)...mas este tema do livro que você fala, é de muita importância, nos dias atuais.
Depende muito do ponto de vista de quem lê...alguns são céticos, outros admitem hipóteses ou possibilidades, que talvez só se confirmem, na posteridade.
Rosi