Gosto de colocar aqui e acompanhar as projeções. Esta do FMI será uma delas.
Por ter dificuldades em achar na Net o link com a matéria, resolvi escanear da Fola de São Paulo de ontem. Quem quiser ver clique na figura para aumentar.
Quero fazer alguns comentários, mas no fundo o objetivo é mesmo analisar no final deste ano como se consolidaram as previsões.
- Notem que o otimismo aumenta deste a primeira projeção em Abril de 2009.
- Todos países apresentarão crescimento.
- Destaque para os países em desenvolvimento e especialmente a China e Índia.
- Como disse ainda em 2008 e diversas vezes em 2009, a crise passou. Alguns pequenos ajustes ainda serão feitos pelas forças de mercado.
- A Conferência em Davos e promete esquentar o embate entre o mercado financeiro e os governos que querem aumentar a regulação. Vou acompanhar.
Minhas opinião sobre as projeções: Acho que podem se realizar, eventualmente até melhorar. O ciclo virtuoso quando começa só tente a se "alavancar". Chances de uma crise? Pouco provável, mas energumenos como Hugo Chávez e Ahmajinejad podem fazer suas sandices com repercussão global. Não acredito, mas.....
Com relação a Davos: Acho que precisa sim de ficalização e um rigor maior nos derivativos. Isso não significa intervenção, mas a socidade não pode ficar refém das organizações financeiras. Sou a favor do mercado, mas com as devidas e reponsáveis regulação, intervenção quando for o caso, fiscalização e punição, também quando for o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário