quarta-feira, janeiro 06, 2010

Mais previsões sobre a bolsa em 2010

Clique na imagem para aumentar.

Extrai de um Outlook do BTG-Pactual com previsões sobre a Bovespa. Eles têm equipe boa e acertam muito, mas sempre dançam conforme a música das previsões. Todo mundo fala que a Bovespa não passa de 85 mil pontos em 2010. Vamos ver! Acho que passa, e pode ir além. Minhas justificativas estão nas postagens que acompanharemos no final deste ano.
Este relatório, com previsão de 78 mil pontos, é baseado me análise de 99 empresas que representam 95% do Ibovespa. Ok, boa análise, mas existem outros fatores, alguns irracionais, que não estão ai computados. Outro ponto, resultado bom das empresas só ajuda no fator psicológico positivo que norteia minha previsão(palpite). Os preços das ações negociadas, claro, dependem da performance das empresas, mas para subir e ter uma demanda aumentada. O valor de P/L é completamente fora do real, mesmo quando parte da bolha se foi. Lembre-se que parte foi recuperada (Bovespa subiu 83% em R$ e 145% em US$ por conta da força do Real em 2009), mas mesmo assim ainda vamos ter boas surpresas em 2010. Como já disse, não há senão para contradizer isso no horizonte.
Sempre a análise conservadora pode ter mais chance de acerto, principalmente no início do ano. Eu estou fazendo o contrário, acho que vai "bombar" e repito aqui, com arquivo de mais uma projeção de gente quente.
No final do texto, como a maioria das previsões, deixa uma saída para um aumento de 5% e chega a 82 mil.
Eles acertam muito, mas vamos deixar registrado esta previsão, sem antes reiterar uma coisa importante: Eles podem e deverão mudar a projeção ao longo dos trimestres, como sempre disse, o mercado é dinâmico e as mudanças e correção de rumo fazem parte deste jogo.
A minha permanece. Estou falando sózinho neste momento, Certo ou errado? Vamos acompanhando. Isso acaba sendo divertido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ser analista financeiro como esses é muito fácil, nem precisa estudar economia, basta CHUTAR, que é o que eles fazem. Já pensou se toda vez que a previsão deles falhasse, tivessem que dar o toba ? Iam ficar arrombados, esses fdp...