quarta-feira, janeiro 06, 2010

Ainda sobre a bovespa em 2010

Vamos deixar registrado aqui e colocar alguns ingredientes para a matéria na postagem anterior:
  1. Gráfico é um instrumento usado por muitas corretoras e investidores, mas na prática não quer dizer nada. Ele virá ferramenta porque muitos usam como referência e só.
  2. A tal barreira de resistência sempre muda para cima ou para baixo, ai usam um argumento chamado média móvel, que é interessante, mas não tem muita lógica racional para explicar os movimentos de mercado,ou melhor explica, mas nunca se antecipa como deveria ser a sua essência.
  3. Se os grafistas acertassem todas, seriam milionários e estariam todos operando em Wall Street. Não que despreze a teoria, mas não não é para ser levada como a verdade absoluta ou uma das mais importantes ferramentas.
  4. Quem conhece George Soros, sabe de sua teoria da "reflexividade" e ele não considera os mercados perfeitos. Ele diz que preços são reflexos da ignorância, preferência e tendência dos investidores, irracionais e que podem ter motivações e "inputs" de formas diferentes. A teoria dele comprova o "efeito manada" no mundo cada vez mais globalizado.
  5. A máxima é a seguinte: A bolsa se antecipa sempre. Os acontecimentos presentes antecipam os preços futuros.
  6. Soros tem sua característica baseada na ousadia e na oportunidade de operar forte, muitas vezes a descoberto, alavancando com operações a termo e financiamento. Acertou várias, "bamburrou" como dizemos, mas já deve ter perdido muito também. Sua alavancagem de dinheiro com investidores e financiamentos deu-lhe a condição de conduzir, porque não dizer, manipular alguns mercados mundiais. Na minha visão, Soros tem ousadia, visão, estratégia e muita sorte. O que pesa mais nele? OUSADIA.
  7. Quem conhece um pouco mais a história dos mercados lembra que em 1993, dois gênios matemáticos chegaram com uma grande idéia: O modelo Black-Sholes, "máquina de fazer dinheiro" de Fischer Black (do mercado) e Myron Sholes ( da academia). O mercado aplaudiu, os analistas vibraram. A teoria com modelo matemático complexo baseado em opções era "infalível". Ganharam premio Nobel de economia.
  8. Criaram um fundo LTCM e ganharam dinheiro até 1998, "bombaram" e desbancaram Soros. Teria o mundo descoberto o moto contínuo do mercado de ações? Errado. A crise asiática de 1998 explodiu a teoria deles, as perdas foram rápidas e significativas. Colocaram a culpa na globalização, no efeito manada. Ficou provada a "irracionalidade" do mercado e do comportamento dos investidores.
Sempre disse que previsões são complicadas. Tem certa lógica, mas Keynes sempre falou da "irracionalidade" do mercado, muitas forças naturais agem além das forças geradas pela ação do homem no mercado. A verdade é que quanto mais pessoas usarem as teorias que vão surgindo, os gráficos por exemplo, mais racional pode ficar o mercado, mas isso é contra a natureza humana de sempre tentar descobrir coisas novas e tentar se antecipar ao mercado.

Me divirto aqui, pois existe sim uma lógica, mas ela é mutante e móvel de acordo com fatores políticos e expectativa dos atores. No mundo cada vez mais interligado e veloz, as coisas se complicam ainda mais. O longo prazo agora pode ser considerado 12 meses, e olhe lá.
Quando vejo as projeções, sinto sempre uma grande harmonia entre elas, de fontes diversas , mas parecendo ter a mesma origem. Vez ou outra algum "louco" sai da moda. Como brincam os economistas, acertamos 9 de cada 6 recessões previstas.

Ainda aposto que a bolsa vai "arrebentar" este ano. No mundo, em alguns países talvez, mesmo nos EUA. Estou certo ou errado? O tempo dirá, mas está aqui registrado. Minha previsão(chute na verdade): Passamos dos 85 mil previstos, chances de chegar a 100 mil até o final do ano.
Minha base para esta assertiva? Já disse, informações compiladas diversas, inclusive outras projeções econômicas otimistas, e digamos, instinto de um ex operador de mercado.
Quando o fator sorte está presente, e quase sempre estará, o instinto pode ter peso significativo. Vamos ver!

    Nenhum comentário: