terça-feira, janeiro 05, 2010

Porque acho que a bolsa vai "bombar" em 2010.

Conversando com um amigo, que opera forte e conhece muito, ele me perguntou: Porque você acha que a bolsa vai bem em 2010? Eu respondo: Porque não existe motivo para ela ir mal.
Em 2008 escrevi diversas vezes sobre o problema do excesso de liquidez na economia mundial e apreciação de ativos, agora é diferente.
Vou fundamentar melhor:
  1. Os juros estão e devem ficar baixos mundialmente, aqui somos ainda campeões do planeta nas taxas.
  2. O capital externo, já em movimento de prosperidade não tem muitos caminhos seguros para trilhar com margens boas e segurança, além da desejada liquidez. O Brasil com o "investment grade" de duas importantes agências é o caminho natural do dinheiro.
  3. O país está sólido e com boas perspectivas de crescimento, tirando alguns riscos como ano eleitoral e a capacidade da infraestrutura, nada no horizonte deve atrapalhar.
  4. Preços e demanda das comodities, principais forças nacionais na balança comercial e na economia globalizada, estão se recompondo.
  5. As projeções de melhoria da renda nacional das classes D e E, além do aumento do consumo das famílias, fator preponderante no crescimento da economia com consistência.
  6. Precisa mais argumentos?
Agora, existirá volatilidade, a alta de 83% de 2009 já sinaliza isso, todo cuidado é pouco. Bolsa existe para jogador que acaba dando liquidez ao mercado e é importante, mas este perde e ganha, conta as vitórias sempre, como jogador de casino, parece que não há perdedores, mas lembre-se sempre, quando um ganha, outro perde.
Existe o investidor, este aplica grana, com estudo e capacidade de análise, não especula, ou especula pouco, não usa dinheiro que pode precisar retirar em algum momento, ou seja, é o cara que não perde nunca, ou pode perder por um espaço curto. Perde também se fizer muita bobagem, pular de galho em galho como dizem. Bolsa tem um regra clara: Coloca o teto e o piso, sai fora quando atingir, administra quando não conseguir sair no estabelecido e quando for necessário mudar as premissas, mas no geral, coloca meta e realiza, lucro ou prejuízo. Prejuízo pequeno também é lucro, ainda mais tratando-se de bolsa de valores.
Dica: As vezes a ganância do especulador(jogador) toma conta do investidor e ele pode inverter o papel, neste momento o risco dele aumenta, a chance de ganhar muito também, assim são os jogos, uma diferença, este não é um jogo de azar, ou seja, não depende SOMENTE da sorte, mas sorte sempre será necessária. Outra coisa, é importante o investidor achar seu perfil e segui-lo. Conservador, Agressivo, Meio termo, mas existem outros perfis de investidor e/ou jogador.

Nenhum comentário: