quarta-feira, janeiro 06, 2010

A bovespa começa com previsões de recorde

Sabe o que acho bacana? Além de me divertir, este Blog me dá uma condição prever algumas coisas que ficam aqui registradas. Tenho acertado muito em termos econômicos, politicamente nem tanto, mas na economia escrevi com todas as letras sobre a crise mundial e o excesso de liquidez. Porque isso? Todo dia passo olho em diversos jornais, inclusive alguns internacionais. Guardo e me aprofundo em matérias que me interessam naquele momento, ou julgo que serão úteis um dia.
Leio Blogs diversos e acompanho alguns. Isso me dá uma massa crítica de informações. Junto com isso tenho uma base acadêmica e pessoal sobre assuntos econômicos e sem falsa modéstia, na bolsa vivi muita experiência nos anos 80. Coisas impressionantes e absurdas que muitos que me conhecem sabem, mas isso é outro papo.
Tenho dito que a bolsa vai "bombar" em 2010, ontem mesmo postei o assunto. Vejam hoje o que é publicado no Estadão. Parece que antevi a matéria. Clique e veja. Fala do capital externo, Clique e leia e assim começam as previsões de que estamos rompendo as barreiras que os grafistas apontavam.

Olhem na primeira matéria o seguinte: Para o economista-chefe da corretora Ágora, Álvaro Bandeira, o Ibovespa dificilmente atingirá o pico de 74 mil pontos no primeiro trimestre. Ele identifica duas outras barreiras técnicas até chegar lá: primeiro, aos 71.200 pontos e, depois, aos 72.500 pontos.
Por meio de análise gráfica, explica Bandeira, a Bovespa encontra resistência nesses dois níveis, adiando o momento de bater recorde. Analisando os fundamentos econômicos, no entanto, Bandeira se mostra otimista. "O primeiro semestre é bastante positivo, com a recuperação da economia global e bons indicadores da economia local. E tem o fato de o Brasil estar no radar dos investidores estrangeiros", avalia Bandeira.
Para o ano, analistas projetam alta, mas mais moderada do que a ocorrida em 2009 (que foi de 82,66%).
Góes prevê que o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, atinja 89 mil pontos no fim do ano, o que significaria uma alta acumulada de 30% no ano. "Nosso "target" para o fim de 2010 é de 85 mil pontos. Ainda há um bom espaço para alta, mas ela será mais limitada do que a de 2009. Não veremos um rali como no ano passado", diz o analista da corretora Link, Rafael Cintra.

Nenhum comentário: