segunda-feira, novembro 09, 2009

A queda do muro de Berlim e o fim do comunismo.

Não podemos de deixar em branco este 09/11. A queda do muro de Berlim em 1989 foi um marco na história política, econômica e mundial.
Vamos fazer um retrospecto aqui e lembrar alguns episódios que marcaram o fim dos regimes comunistas (só restam Cuba e Coréia do Norte, mas fatos reais falam por si sós).
  • A guerra fria teve seu auge na década de 60. O pós II guerra e a prosperidade mundial mascaravam o trágico futuro dos comunistas e fortaleciam as repúblicas que ameaçam o mundo com a questão bélica e militar. O ocidente, EUA e Inglaterra precisam se equiparar a eles, a espionagem e contra, desenvolvimento tecnológico nas comunicações principalmente acabaram por ajudar o mundo, mas o risco de uma III guerra existiu de fato. Seria desastre incontrolável se tivesse acontecido.
  • A guerra fria foi acabando na década de 70. A URSS (poderosa União Repúblicas Socialistas Soviéticas) entrava em colapso esperado pelo fracasso de sua economia planificada, nome eufemista para comunismo de Marx e Engels, Lenin e Mao.
  • Ainda em 70, o mundo experimentava um problema inflacionário e problemático pela questão do Oriente médio (Guerra dos seis dias em 73), muitos atribuem a questão ainda a guerra fria.
  • A economia planificada começa a dar sinais de insucesso e fracassava. O estado como gestor interventor e o regime autoritário, motes destes país, chegava a exaustão.
  • Em 1978, o Papa João Paulo II, nascido na Polônia aparece como uma ameça ao império comunista e soviético. Tanto que em 1981 sofre atentado a bala e os mandantes parecem ter sido do serviço secreto bulgáro. Digamos que o comunismo começa a sofrer abalos políticos com a assenção de Karol Wojtyla, o João Paulo II.O catolicismo forte ajuda a abalar as estruturas políticas já da combalida economia dita socialista.
  • Em março de 1985, Gorbachev assume uma pré falida URSS e começa a Perestroika. Uma mudança nos rumos políticos e econômicos da ex-poderosa URSS. O mundo assiste com jubilo a coragem e ante visão de Gorbachev.
  • Em 1986, a China comandada por Deng Xiaoping e Chu En Lai começa a administrar a mudança no falido comunismo chinês. Eles perceberam que existia uma bomba prestes a estourar. Começam a consertar o estrago de Mao Tsé Tung, pelas mudanças na economia.
  • A liberdade ia como um rolo compressor, o fracasso da economia chinesa, soviética e comunista em geral era tão óbvia que eles perceberam que a bomba estouraria em dois pontos: econômico e político. Preferiram liberar a economia, até porque não tinham muita opção.
  • A esquerda perde o rumo, excetuando Cuba e Coréia e nesta ocasião a Albânia, países paupérrimos e fechados.
  • O emblema do final do comunismo foi de fato em 09/11 de 1989 quando o regime exaurido da Alemanha Oriental não consegue segurar a multidão. Esta ultrapassa o muro e derruba o último ícone dos regimes totalitários comunistas. O mundo estava livre e a queda do muro foi a pá de cal final.
Não tenho dúvida que todos estes episódios aqui citados serão lembrados, mas o marco do final do sanguinário regime dito comunista é a queda do muro de Berlim. Daqui a 1.000 anos (se ainda existirmos na terra) este evento será lembrado. Somos testemunhas vivas desta história. Ainda bem que conseguimos assistir isso.
Nossa guerra hoje é contra a intolerância religiosa, o terrorismo (muitas vezes desta intolerância) e a destruição do meio ambiente.
Nossos aliados são a tecnologia, a consciência e o conhecimento.
Existem ainda saudosos dos regimes utópicos e sanguinários, faz parte da aldeia global a controvérsia. Dois países capengam na pobreza da ignorância em preservar o que a história já provou.
Fique claro uma coisa aqui: Não vamos, nem podemos voltar ao passado. A nova ordem mundial não é esquerda nem direita, mas democracia, liberdade e justiça social. Só assim vamos administrar nosso futuro e combater os novos inimigos da humanidade, principalmente a maior ameaça: A destruição do planeta.



Nenhum comentário: