terça-feira, novembro 10, 2009

Estado x Governo

Na comemoração de 20 anos da queda do Muro de Berlim, nada melhor do que enterrar de vez a discussão de quem é melhor tocando a economia: Estado ou Mercado.

A excelente coluna de Antônio Machado- Clique e leia- Aborda a questão, inclusive sobre a discussão recente entre Lula e FHC.

O mundo mudou, as premissas são outras, nada de só mercado, nem de excesso de governo. A virtude está no meio. Estado com seu papel, normatizando e fiscalizando, sempre com o cuidado para não exceder as suas atribuições. Mercado regulando pelas forças naturais da liberdade, capacidade gerencial, competência e empreendedorismo.

Antonio Machado está certo: Eles se completam. Concordo 100%, sempre defendi esta tese mesmo sob críticas de amigos mais "liberais" digamos assim.

Esquerda? Nunca tive o menor cacoete, desde a universidade, quando ainda existiam batalhões de doutrinadores idealistas do socialismo e do sonho de igualdade. Fui tachado de direita radical. Tudo bem, nunca liguei, mas eu estava certo e hoje vejo vários amigos se rendendo ao bom senso e a razão.
Churchil dizia: Se você não foi comunista até os 20 anos não teve coração, se continua a ser depois dos 25, não tem cabeça.
O mundo é desigual, as pessoas são diferentes, não existe isso na vida real. O estado pode ajudar a reduzir as disparidades, nada mais, ele nunca conseguirá acertar as injustiças, só arrefecê-las, e olhe lá.
Em contrapartida sempre tive a visão da justiça social, a liberdade da oportunidade para todos, acesso a educação e saúde.
Poderia me definir como centro direita, não cabe esta condição de exclusão, ou governo ou mercado. Eles se completam, como diz Antônio Machado.

Nenhum comentário: