sexta-feira, novembro 27, 2009

A projeção positiva para o Brasil

A coluna de Miriam Leitão de hoje- Clique e veja Tem como título: Nas Nuvens.

São projeções de executivo e economista Ilan Goldfajn do banco Itaú-Unibanco e ex-diretor do BC colocando o Brasil até 2020 com crescimento econômico alto, inflação sob controle e situação mundial favorável. Vou ver se acho e leio com detalhes este relatório.

Ele pode estar certo. Acho que o mundo pós 2008 pode ser muito positivo e quase todos países já estão se recuperando ainda em 2009 contrariando previsões pessimistas. Noriel Rubini, previu e acertou a crise, vários previram, ainda acha que haverá uma bolha próxima. Pode ser os ciclo podem ainda influenciar o movimento econômico, mas só fatores exógenos a economia podem realmente derrubar o movimento positivo que entramos. O Brasil está tranqüilo, Copa em 2014, Olimpíadas em 2016, tudo com investimento em infraestrutura e com certeza muita coisa boa, o cuidado é com o roubo e corrupção.

Investimentos externos chegam em todos segmentos, especulativos e produtivos, mas geram riqueza e renda. As projeções para o Brasil são boas se os políticos não fizerem bobagem. Sou otimista.

A crise de Dubai com possível inadimplência de US$ 60 bilhões derruba as bolsas mundiais, aqui a Bovespa caiu, mas neste momento sobe 0,64% (15:52 h de 22/11). Isso mostra que estamos firmes, o céu é o limite tenho dito, ainda existem papéis que podem dar muita alegria.

Quando as projeções do moço ai, precisamos ver melhor. Pode ser que ele esteja certo, mesmo não atingindo a sua projeção, se chegar perto estará bom demais, como dizem aqui em Minas Gerais.


Nenhum comentário: