quarta-feira, novembro 25, 2009

Duas boas notícias, até quando?

Bovespa bate 67.900- Clique e veja

Dólar segue em queda- Clique e veja

Seguinte: Dólar caindo é fenômeno mundial, aqui as coisas pioram pela entrada excessiva do dólar via balança e mercado financeiro. A bolsa de mercadoria, as regras do câmbio futuro e derivativos cambiais parecem ser outro problema, vários analistas alertam sobre isso. Posso opinar pouco, não tenho conhecimento das regras atuais, vou pesquisar, mas a chance é grande.

Mercados futuros ajudam a pressão compradora (quando a ponta é esta) e podem sem agravar a apreciação da moeda, neste caso o real.

O dólar baixo ajuda a segurar a inflação via importações, ajuda nos investimentos em equipamentos importados e pode melhorar a produtividade já que exportadores têm que se virar para manter os preços dos produtos importados competitivos. Eles chiam, mas o mercado ainda é o melhor meio de regulação.

A notícia boa é a seguinte: Bolsa? O céu é o limite, mas cuidado com a realização de lucros do mercado e os papéis apreciados, seja via a especulação ou amadorismo do mercado. Aposto que mercado é de alta e chega a muito mais, em pouco tempo.

Câmbio? Governo estuda medidas, mas o impacto deve ser pouco, países já tentaram isso e não conseguiram. Aqui pode arrefecer a desvalorização das verdinhas, mas nem sei se vale a pena a interferência no mercado.

O problema do Brasil continua sendo o gasto público em excesso, Meirelles não deve estar conseguindo domar "companheiros". E quando ele sair? Isso pode ser a nossa indagação e causa de eventuais problemas no mercado.

Nenhum comentário: