quinta-feira, novembro 12, 2009

Matemática de 2010 e considerações II


Agora olhem este, clique para aumentar. O resultado desta eleição passa por MG, sempre passou, mas agora a participação do meu estado pode ser determinante no final.

Se a oposição mantiver toda a situação prevista no Brasil e melhorar a performance em São Paulo e Minas Gerais, a vitória fica muito mais próxima. Claro MG e SP são 36% do eleitorado nacional.
Como ocorreria isso? Acho que Serra concorrendo a reeleição e Aécio sendo candidato a presidência. Aécio pode mudar o quadro eleitoral favorável a Lula e ao PT porque mudaria um quadro de apoios partidários, no mínimo diminuiria a vontade de alguns partidos no apoio ao candidato/a de Lula. Aécio pode até neutralizar o PMDB no apoio oficial ao PT, no mínimo aglutinaria mais apoios e mais partidos do que Serra.

Serra concorrendo a reeleição pode melhorar a performance nacional de Aécio em SP, Aécio concorrendo a presidência pode até aumentar o cacife eleitoral da oposição a Lula (PSDB) em MG, sai muito forte daqui. Serra saindo candidato abre espaços enormes para o/a preferido/a de Lula, tanto em São Paulo como em Minas Gerais. Aécio é jovem, articulado e tem muitas realizações para mostrar. Os números que tem nas pesquisas recentes não mostram nada, ele é desconhecido da grande maioria do eleitorado. De todos, tem a menor taxa de rejeição.

Claro que o PT nacional, mineiro e paulista vão se mexer e terão estratégias. Acho que Ciro fortalece o palanque de Lula em SP e talvez o Hélio Costa (cotado para vice na chapa oficial) pode fortalecer aqui em Minas a candidatura oficial.

Tudo vai acontecer até janeiro de 2010. As articulações serão vitais para definição do quadro eleitoral. Algumas conclusões podem ser já tiradas, outras ainda dependem de mais definição destas candidaturas e articulações.
Em todo caso fica aqui uma previsão. Posso estar errado, mas gosto de me divertir tentando desvendar mistérios na política. Depois de descansar e relaxar nesta postagem e nestas análises volto a atividade principal, tenho ainda muito a fazer.

Nenhum comentário: