sábado, novembro 07, 2009

O desemprego supera 10% nos EUA

10,2% é a taxa atual de desemprego nos EUA. Clique e leia.

Em 1983 foi 10,4%. Comparação? Nenhuma. Os anos 80 foram outros, a situação agora não pode ser comparada.

Nos anos 80 vivíamos uma inflação global, lá era muito mais sério uma taxa de desemprego deste tamanho. A taxa de desemprego é muito relacionada a característica de cada país, por exemplo, na Europa, especificamente na Espanha as taxas são altas. Na Espanha a taxa é de 17%, mas historicamente já foi pior. No Brasil a taxa gira em torno de 8%, sempre é assim.

A taxa de 10,2% nos EUA faz o governo tomar medidas, mas não será um "bicho de 7 cabeças". A crise de 2008 fez ajustes na economia, a produtividade dos anos 90 acabou beneficiada pela crise que finalizou ajustes em diversos segmentos, estamos ainda vivendo ainda estes ajustes.

A produtividade, diga-se de passagem, grande aliada na luta contra a inflação dos anos 80.

A economia americana se recupera, tecnicamente já saiu da recessão, a questão é uma possível recaída, mas eu pessoalmente não acredito, apesar de já ter lido gente séria e competente alertando para este risco.

Na verdade não se pode analisar um indicador desta forma. 10% de desemprego nos EUA pode até parecer alto, mas neste momento é característica do rescaldo da crise e ainda parte dos ajustes, temos que acompanhar, mas eu não me preocuparia. Talvez a questão deles previdenciária e do Med Care seja muito mais problemática e qualquer vacilo pode ser danoso para a recuperação, mesmo no curto prazo.

Nenhum comentário: