domingo, novembro 08, 2009

As chances morte das pessoas nos EUA.

Estou lendo um livro chamado: Ascensão do dinheiro, de Niall Fergusson. Muito bom. Conta a evolução das finanças do mundo. Quando acabar vou fazer uma resenha de coisas bacanas que li.

No capítulo 4, Retorno do Risco, ele aborda a questão do seguro e achei curioso estes dados que vi sobre as possibilidades de morte nos EUA.

No Site americano do National Safety Council - Clique e veja aplica com dados de 2006 as chances de morte por diversas causas e a expectativa de vida dos americanos considerando estas causas. Quem quiser ver a tabela direto, clique aqui.
Tudo está baseado em princípios estatísticos com informações primárias das autoridades americanas.
Para determinar preços e prêmios nos seguros são usados os conceitos de: Expectativa de vida, Certeza, Distribuição normal,Utilidade e Inferência. Isso sim, complexo, matemático e estatística com um certo viés de jogo, isso mesmo, aposta. Li isso no livro e nunca tinha me ocorrido, mas sempre será uma aposta para que coisas que aconteçam, baseadas em fatos estatísticos, mas que fiquem dentro da distribuição normal. Casos como o Katrina e a tsunami na Ásia derrubam e quebram empresas por saírem desta média da curva normal. Segundo Niall seguro existe desde o século XIV, mas avançou e evoluiu no século XXVII e XVIII, como tudo mais que exigia pensamento e quebra de paradigmas. Grande era do Iluminismo.

Voltando aqui, um resumo, considerando dados americanos de 2006:
  1. A expectativa média de vida do americano hoje é de 78,14 anos, sendo homens 75,29 e mulheres 81,13 anos. Clique e veja Aqui nossa expectativa me´dia é de 72 anos. Neste site recomendado tem comparativo e dados de diversos países.
  2. Chances de morte por força de desastres naturais (furacão, terremoto, tornado, etc.) 1 em 3.288.
  3. Chance de morte por fogo em edifício, 1 em 3.358
  4. Chance de morte por tiros, 1 em 314
  5. Morte por suicídio; 1 em 119
  6. Morte por acidente rodoviário: 1 em 78
  7. Assustador: Morte por câncer, 1 em 5 - Clique e veja os dados do National Cancer Institute.
Aqui no Brasil devemos ter dados parecidos em alguns eventos e diferentes noutros, por exemplo, a morte por tiro e de acidente automobilístico devem ser maiores aqui. Em contrapartida, morte por desastres naturais deve ser menor. Não sei se existe este tipo de estudo aqui, mas as seguradoras devem ter algo parecido já que os riscos, preços e prêmios são calculados desta forma.


Nenhum comentário: