quinta-feira, novembro 26, 2009

A expectativa da COP15

EUA anuncia meta: Clique e leia . A meta de redução de 17% das emissões com base em 2005 é bom sinal para a COP15.
A China também anuncia metas, mais ousadas de 45%, base 2005 também, mas de formas diferentes. Clique e leia

Todos vão apresentar metas. Mesmo sob a grave denúncia de manipulação e fraude nos dados sobre as mudanças climáticas a COP15 vai acontecer e será um bom foro de debate.

Na verdade a sociedade já percebeu e cobra dela própria de dos governos alguma coisa, a consciência ambiental hoje é grande. Precisa melhorar? Claro, sempre.

Com fraude de alguns cientistas, ou sem, precisamos fazer nossa parte. A humanidade sofrerá as conseqüências nas gerações futuras, mas o trabalho precisa começar agora.

Podem existir outros fatores que influenciam as mudanças climáticas, mas sem dúvida a humanidade com os nosso hábitos de consumo e produção tem sua parcela nesta mudança.

Sustentabilidade continua sendo a palavra.

Segue ai um resumo do que será discutido na Dinamarca: É um português misturado de Portugal com o nosso, repara não. Veja mais no site: www.copenhagendiagnosis.com

As constatações mais recentes e significantes sobre alterações climáticas são as seguintes:
  • Aumento brusco em emissões de gases com efeito de estufa: As emissões globais de dióxido de carbono, libertadas por combustíveis fósseis, estavam em 2008 quase 40% mais elevadas que em 1990. Mesmo que o nível de emissões globais estivesse presentemente estabilizado, apenas mais 20 anos de emissões dariam uma probabilidade de 25% em como o aquecimento excederia 2ºC; mesmo com zero emissões após 2030. Em cada ano que passa e em que não se age aumenta-se a hipótese de se exceder 20C de aquecimento.
  • Medição recente de temperaturas globais demonstra que o aquecimento é provocado pela humanidade:
  • Durante os últimos 25 anos, as temperaturas aumentaram a um nível de 0.19ºC por década, em todos os acordos fidedignos com previsões baseadas no aumento de gases com efeito de estufa. Mesmo nos últimos dez anos, apesar da forçagem solar ter diminuído, a tendência continua a ser para o aquecimento. Flutuações naturais, a curto prazo, continuam a decorrer como é habitual, mas não ocorreram alterações significantes nas tendências fundamentais do aquecimento.
  • Aceleração do descongelamento de camadas de gelo, glaciares e calotas polares: Uma gama variada de medições realizadas vai satélite e nas camadas de gelo demonstra agora, sem sombra de dúvida, que as camadas de gelo da Gronelândia e Antárctida estão a perder massa a um nível que continua a aumentar. Em outras partes do mundo, o descongelamento dos glaciares e das calotas polares também tem vindo a acelerar desde 1990.
  • Descida rápida do gelo marítimo do Árctico: O descongelamento do gelo do Oceano Árctico, durante o Verão, acelerou muito para além das expectativas patentes em modelos climáticos. Esta área de descongelamento do gelo do mar, durante 2007-2009, foi cerca de 40% mais elevada do que previam os modelos climáticos do IPCC AR4 (4º. Relatório de Avaliação do PIAC - Painel Intergovernamental de Avaliação de Alterações Climáticas).
  • Subestimado o aumento actual do nível do mar: As observações via satélite mostram que o aumento médio global na subida do nível do mar (3,4 mm/ano ao longo dos últimos 15 anos) está 80% acima do valor das últimas previsões do IPCC (PIAC). Esta aceleração na subida do nível do mar é consistente com o descongelamento dos glaciares, calotas polares e camadas de gelo da Gronelândia e Antárctida Ocidental, cuja contribuição duplicou.
  • Revisão das previsões para o nível do mar: Em 2100, o nível global do mar deve ter subido pelo menos duas vezes mais do que foi previsto pelo Grupo de Trabalho 1 do IPCC AR4; para emissões irrestritas, pode mesmo exceder 1
  • metro. O limite máximo foi estabelecido em 2 metros na subida do nível do mar em 2100. O nível do mar continuará a subir durante séculos após a temperatura global ter sido estabilizada; e, deve-se esperar que o nível do mar suba vários metros ao longo dos próximos séculos.
  • Demora na acção pode levar a estragos irreversíveis: Existem vários elementos vulneráveis no sistema climático (por ex.: camadas de gelo continentais, a floresta tropical amazónica, as monções da África Ocidental e outros) que poderão ser forçados a alterações abruptas e irreversíveis, se o aquecimento prosseguir e for tratado “como se nada fosse” ao longo deste século. O risco de ultrapassar limiares críticos (“pontos de inflexão”) aumenta muitíssimo com alterações climáticas contínuas. Assim, continuar à espera de altos níveis de certeza científica, pode significar que alguns pontos de inflexão ocorrerão antes de terem sido reconhecidos.
  • O ponto de inflexão tem que ocorrer em breve: Se o aquecimento global for limitado a um máximo de 2ºC acima dos valores pré-industriais, as emissões globais têm que atingir um ponto máximo entre 2015 e 2020 e depois declinar rapidamente. Para estabilizar o clima a nível global – com um valor de emissões de CO2 e de outros gases com efeito de estufa de longa duração, a tender para o zero – tem que se alcançar uma sociedade descarbonizada ainda durante este século. Mais especificamente, a média anual de emissões per capita terá que ter diminuído para bem abaixo de 1 tonelada métrica de CO2 no ano 2050. Este valor encontra-se 80-95% abaixo do nível de emissões per capita em países desenvolvidos, quando foi registado no ano 2000.

Um comentário:

Gabriela Yasoha disse...

Que tal parar de figir que não esta acontecendo, fingir que o homem pode tudo...e analisar coisas como astronomia,placas tectonicas, efeito do degelo sobre elas, cinturão de fotons, micro-ondas de calor e o bovio, pode-se ate retardar mas o mar vai subir e fim. É ciclico, e com chuvas e nevascas, mais terremotos...que não tem nada de divino nisso, mas previsivel é só se dar ao trabalho de ler o material dos historiadores e geologos...que tal se preocupar com a raça humana...onde enfiar 6 bilhoes de pessoas se não tiver terra firme...ja aconteceu duas vezes, vai acontecer denvo...será que ninguém ta vendo...
Sugir guardar informação em meios que não se destruam, criar cidades auto-sustentaveis flutuantes, com geração de energia pela propria água e purificação desta água, com aproveitamento da chuva e agricultura interna de estufas, ja temos tecnologia para isso....fingir que ...oh não não vai acontecer é coisa de vaquinha de presepio, vamos ao material cientifico e universitario....chega de ouvir aqueles que não sabem o que fazer....e continuam gastando com caças, guerras, shopping....por favorrr - que tal um transatlantico sem cassinos e lojas e com hospital movel, agricultura e abrigos....
parece papo de noé...mas não é....é fato