sábado, março 06, 2010

O resumo dos indicadores econômicos desde 2000, a explicação dos 80% de Lula


A primeira figura é um resumo dos indicadores, a do meio o comportamento da inflação e dos juros e a terceira a participação das classes sociais na renda. Aqui a ascensão é vista de forma clara e objetiva. Clique na figura para aumentar - Fonte Handbook do BTG-Pactual- 2010

Venho falando aqui do favoritismo de Dilma por conta dos resultados colhidos na economia. Reitero que isso está sendo plantado há muito tempo, desde a década de 70 com a implantação da nossa infraestrutura, passando pela estabilização da moeda e ajustes macroeconômicos da década de 90. Tiraria a década perdida de 80 por diversas razões.

Tudo isso aconteceu acompanhado da prosperidade global dos últimos 25 anos.

Olhem os quadros e vejam em resumo o que aconteceu com o Brasil e porque Lula tem 80% de aprovação e sua candidata é franca favorita. Gostem ou não os opositores de Lula, está ai a razão de tudo. Ele tem parte na história, isso é questão de estado e não de governo. O problema da oposição, além do discurso que deverão adotar, é mostrar que isso não deve-se só a ele, ao contrário, ele até teve muita sorte e estrela.
Não é possível comparar Lula com FHC, como não é possível comparar FHC com outras épocas, o que fica são resultados. O entendimento dos fatores se dá pelo lado acadêmico e político. O acadêmico vira trabalhos de congresso e artigos de jornais, o político se transforma em voto, contra ou a favor.

Nenhum comentário: