sábado, março 20, 2010

As vítimas fatais da Guerra Fria

fotohistorica4um6.jpg

Esta foto dá uma noção das atrocidades cometidas pelos regimes ditatoriais de esquerda que causaram guerras e flagelo no mundo

A Guerra Fria começou depois da segunda guerra mundial em 1945. O poderio bélico da Rússia e dos Estados Unidos foi se intensificando e os anos 50 e 60 foram marcados pelo auge desta guerra, que na verdade nunca existiu no contexto armado de fato entre os seus principais atores.

Vamos dizer que a Guerra Fria foi a ameaça constante de belicosos líderes soviéticos, Joseph Stalin (1924 a 1953) e Nikita Kruschev (1963-1964). Eles queriam exportar a revolução comunista para o mundo. As coisas começaram a se acalmar por dois motivos: Leonid Brezhnev (1964-1982) como líder soviético e o início do esgotamento da economia planificada que desabou em 1989 junto com o muro de Berlim.

As vantagens e desvantagens da Guerra Fria existiram.

As vantagens foram poucas, cito os avanços tecnológicos , como por exemplo a internet surgida como ferramenta de guerra e hoje esta maravilha e talvez a consciência de muitos sobre o que eram estes regimes de fato.

As desvantagens muitas, embates entre países, com milhares de vítimas fatais, sangue na história da humanidade.

Os investimentos bélicos podem superar 52 trilhões de dólares e nunca foi gasto tanto dinheiro com armas como neste período.

Estou lendo 1989 0 ano que mudou o mundo, de Michael Meyer, correspondente da Newsweek na época da queda do muro. Depois volto mais ao tema quando terminar o livro.

Ele cita como mortes da Guerra Fria o seguinte:
  1. Guerra da Coréia- 32.629 mortes de soldados americanos
  2. Vietnam - 58.148 mortes de americanos
  3. Estima-se 1,2 milhões de vietnamitas mortos
  4. Guerra civil de El Salvador com 75 mil mortos
  5. Guerra na Guatemala com 200 mil vidas perdidas
  6. 30 milhões de chineses na revolução cultural do louco Mao Tse tung
  7. 1 milhão de mortos no Cambodja do alucinado Pol Pot
  8. 30 milhões de mortes na Rússia, principalmente no período de Stalin
Isso é a herança sangrenta da guerra registrada nas estatísticas, podemos esperar que estes números são bem maiores do que estes. Aqui não contamos com Afeganistão, Cuba, Coréia do Norte, Albânia e outros países da Cortina de Ferro que vitimaram opositores do regime.

A luta entre a esquerda e direita deixou esta tragédia na história da humanidade. Os regimes comunistas legaram pobreza e miséria, além da opressão aos seus povos.

Desta herança maldita restam Cuba e Coréia do Norte, dinastias onde impera a miséria e a corrupção. E ainda existem pessoas que defendem Cuba e Fidel, dá para acreditar?

Nenhum comentário: