segunda-feira, março 29, 2010

Análise da pesquisa eleitoral do Data Folha de março

Já vi gente na internet questionando a lisura desta pesquisa. Tudo bem, as outras também foram questionadas. Na verdade o instituto de pesquisa vive de sua credibilidade, eles podem até direcionar e/ou manipular alguma coisa, mas tem limite.


Seguinte:
  1. Pesquisa não faz prognóstico, mas sim diagnóstico como bem disse o diretor do Data Folha Marcelo Paulino. É "fotografia do momento", mas podem indicar algumas coisas.
  2. Serra estancou a queda e reverteu a expectativa que Dilma iria passar, isso fortalece a sua candidatura.
  3. Esta pesquisa é alento a candidatura de Serra e acende a luz amarela para o PT, Dilma sumirá da mídia a partir de 31/03 e só aparecerá depois da Copa quando efetivamente começará a eleição para o povão.
  4. Alguns dados desta pesquisa que me chamaram atenção:
  • Serra abre boa vantagem no Sul e Sudeste e se mantiver reduz o favoritismo de Dilma.
  • Dilma só ganha no Nordeste (35% a 25%) no Sudeste perde feio (40% x 24%) e no Sul pior ainda (48% x 20%). A diferença na média total de 9% em favor de Serra é exatamente pelas vantagens que tem no Sul e Sudeste.
  • Serra lidera em todas as faixas de renda e níveis de escolaridade
  • Segundo a pesquisa Dilma ainda não é totalmente conhecida e nem identificada com Lula, ou seja, ela ainda pode usar isso ao seu favor pela popularidade de Lula, mas não será tão simples como pensaram e a prova está aqui. Eles acharam que Dilma passaria Serra, na berdade eu também achei pelas projeções das pesquisas anteriores.
  • Esta pesquisa, segundo o Data Folha, mostra que o potencial de transferência de Lula não é o que eles imaginaram.
Minhas conclusões:
  1. Dilma ainda é favorita pela ligação com Lula e os louros que seu governo teve. Já disse, ele deu sorte, teve estrela, mas o eleitor não vai enxergar isso, contra fatos (e eles são positivos como ascensão social, consumo, emprego, etc.) não há argumento. O Brasil definitivamente não foi descoberto em 2003, mas os frutos foram colhidos a partir dai como já postamos aqui diversas vezes.
  2. Dilma não tem experiência e isso pode passar ao eleitor uma imagem ruim, sem falar em seu temperamento que é famoso.
  3. Ele no embate direto com Serra, debates por exemplo, perderá, se faltar pode passar insegurança.
  4. Serra ganha no Sul e Sudeste, o problema será a diferença de votos para compensar os votos do Norte e Nordeste. Minas é estratégica para Serra, São Paulo ele ganha com boa margem e se ganhar em Minas, endurece a eleição independente dos outros estados.
  5. Aécio de vice pode ajudar muito,mas pode se descuidar de Minas e perder aqui, ainda não está tudo resolvido, mas os rumores dele ser vice diminuem, vamos esperar.
  6. As pesquisas podem (eu não acredito) estar com tendências para um ou outro, mas com limites, já disse, acredito na estatística, mas não tanto na seriedade das pessoas, para mim a pesquisa é quente e real, ou seja, Serra pode respirar e tomar novo ânimo.
Pesquisa não ganha eleição, não existe eleição ganha ou perdida antes das urnas se abrirem, portanto, como disse o diretor do instituto, a pesquisa é diagnóstico do momento, tudo pode mudar.
A eleição será dura, mas esta pesquisa mostra que Serra não está perdido, Dilma continua favorita, mas vamos esperar mais.

Nenhum comentário: