terça-feira, dezembro 01, 2009

uma mudança de modelo mundial e o "mensalão" novo

Um economista chinês fala em mudança de modelo econômico mundial - Clique e leia

O mundo já mudou e o G-7 passou a ser G-20, a China e EUA continuam dando as cartas e qualquer coisa deverá ser feita de comum acordo. A coordenação da gestão da crise de 2008 colocou novos ingredientes na globalização, que existe deste o início do século XX, vou escrever uma artigo sobre isso em breve, recolho material. Não se fará nada isoladamente, o Brasil precisa estar atento e sincronizado, caso contrário será atropelado.

Falando em mudança: O mensalão de Brasília é redundância. Isso é praxe na política do Brasil. Motivo: Só com dinheiro, muito dinheiro se faz política. Precisamos mudar!

Antes, me lembro e vivi isso, a política era feita com interesses cívicos, vocação pública e idealismo. Hoje é só com grana, malandragem e corrupção. Os custos de campanhas tornam todos vulneráveis a força e atrativos do dinheiro e da corrupção. Resultado: Gente séria não pode e nem consegue participar disso.
Infelizmente caíram todos os vestais, de todos os partidos perderam a candura e a ética. A classe política é uma só, se antes o idealismo e vocação separam alguns pares, quando chegam no meio, na rotina todos se misturam. É a regra do jogo? Só nós eleitores podemos mudar isso, com voto consciente e qualitativo. Ainda tenho esperança de ver este país melhorado. Se perdemos gerações por conta das mazelas econômicas, agora perdemos por conta de escândalos políticos escondidos nos "mensalões" que significam uma coisa só: combustível da corrupção e lenha na fogueira do ciclo vicioso de mais "mensalões" e degradação da classe política. Quantos se salvam? Pouquíssimos, e podem ter certeza serão expurgados por outros malandros que aguardam na sala de entrada.
Joga-se o jogo? Não, muda-se o jogo!Todos teremos este papel, como eleitores e formadores de opinião.


Nenhum comentário: