domingo, dezembro 27, 2009

Fiesp: spread bancário custa R$ 261 bi aos brasileiros

Graças a Deus alguém com força disse o que venho dizendo há muitos anos. O "Spread" bancário aqui é CRIMINOSO! São sócios de qualquer negócio, sem riscos e sem o trabalho do dia a dia. A economia nacional agradeceria se parte deste valor ficasse nos meios produtivos, ou até na poupança, quem sabe até no consumo. Mas garanto, alimenta as burras da banca.

Clique e leia a matéria no Estadão.

Logicamente a Febraban protesta e diz desconhecer a metodologia. Clique e leia

Vamos ao raciocínio simples: Independente dos 260 bilhões calculados pela Fiesp, é o seguinte:
  1. Eles pagam na captação no máximo 1,3% ao mês, em clientes especialíssimos. Deduzidos impostos isso fica em torno de 0,9% para menos. Cliente colocando lá. Quando o governo toma dinheiro é através da Selic, 8,75% que é igual a 0,73% taxa over. Aqui tudo bem o "spread" é de 0,17%.
  2. Na ponta tomadora do consumidor existem diversas linhas de crédito, de desconto de duplicata, CDC (Crédito direto ao Consumidor) passa por Cheque especial e Cartão de Crédito. As taxas variam de 2,5% ao mês para clientes que normalmente não precisam de dinheiro até 16% ao mês, isso mesmo.
  3. O roubo é enorme porque eles alegam a inadimplência como causa das altas taxas. MENTIRA.
  4. No empréstimo consignado, risco ZERO no caso de governo, as taxas são absurdas e não menos que 4% ao mês.
  5. Spread aqui é criminoso, ROUBO, não contra a plutocracia da Fiesp, mas o povão incauto que não faz conta e paga juros para cobrir juros. ASSALTO.
  6. Os bancos brasileiros estão entre os mais rentáveis e lucrativos do mundo. Mérito deles? Não somente, a política e a leniência do BC fazem isso.

Agora a Fiesp levanta sua voz. Tomara que reverbere nas autoridades competentes para ação. Não acabar com o lucro ou "spreads", mas parar de roubar o incauto cidadão que não tem outro recurso a não ser tomar este dinheiro, sem fazer as devidas contas.

2 comentários:

Steiner Frazão disse...

Prezado Murilo, abaixo um link sobre a matéria.
http://www.sfrazao.com/site/html/informativo-3.php

SF Enterprise
Steiner Frazão

Charles Alvim disse...

Caro amigo da adolescência, foi uma satisfação conhecer seu blog.
Eu recomendo a leitura da matéria indicada por S.Frazão.

Saudações e sucesso!!

Charles Alvim
Salvador-BA