sábado, dezembro 19, 2009

Pesquisa vox populi atual

Deu no Blog do Noblat: Clique e leia Dilma não sobe apesar de ter ido a TV.

Outra postagem fala do viés de alta de Aécio, agora declarado não candidato. Clique e leia

Vamos alguns comentários. Seguinte:
  1. Aécio pode voltar atrás? Acho que pode, em política nada pode ser imutável, vide exemplos ai de adversários que se tornaram aliados e até amigos.
  2. Serra quer Aécio de vice, eu acho que ele não vai, mas em política tudo é possível.
  3. Aécio seria (ou é) melhor candidato que Serra, ele é menos conhecido e por que é conhecido tem uma boa cristalização das intenções.
  4. Ciro pode se animar com a saída de Aécio e pode ser problema para Dilma.
  5. Dilma é neófita, mas vai levar vantagem com isso quando os escândalos e o desgaste da classe política for explorado na campanha, lembrem-se que na campanha serão jogados os escândalos todos, desde o mensalão do PT ao do PSDB aqui em Minas e do DEM em Brasília, isso é inevitável. Hoje o povão mesmo não está avaliando este desgaste, quem não for político levará vantagem como nunca aconteceu antes.
  6. Considerando que há desgaste, a renovação no legislativo é sempre em torno de 25% a 30%, em 2010 deve ser maior.
  7. Serra ficou em sinuca de bico, se ele tinha planos de não ser candidato e enfrentar a eleição de SP (teoricamente mais fácil) ele agora terá que agir. As primeiras declarações dele foram se esquivando ainda da eleição de 2010.
  8. Aécio pode voltar fortalecido se houver mudanças de rumos novamente. Será que isso não pode ter isso uma grande jogada deles? Acho que tudo é possível.
  9. A novela continua. Política tem certa lógica, mas nem tanto. Vamos acompanhar.
  10. A situação de Dilma é tranquila pelo apoio de Lula, dele e não do PT. Ela tem temperamento explosivo e arrogante, isso pode atrapalhá-la. Nem sempre marqueteiro dá jeito nestas coisas.
  11. A transferência de votos é coisa complicada. Já postei aqui sobre o caso do Chile, lá a Bachelet tem 80% de aprovação e perdeu o primeiro turno, pode perder no segundo também. Muitos não acreditam na transferência pura e simples de votos de governantes para candidatos. Pode ser.
  12. Eleição, na minha opinião, se faz hoje(no passado foi um pouco diferente) com dinheiro, carisma do candidato(ai estão propostas, facilidade de comunicação, etc.) e uma ancora, que chamo de entidade de classe, apoio de governo e fatalmente utilização da máquina do poder(isso se dá em todos os níveis, municipal, estadual e federal). Dilma terá fortemente dois deles, o carisma é ainda questionado por vários analistas políticos, vamos ver, mas em termos de carisma podemos equipará-la a Serra facilmente. Ela inclusive terá coisas que Serra não terá, dai, na minha visão, seu favoritismo.
  13. Eleição e mineração só após a apuração dizem aqui em MG, mas com o tempo as coisas vão se ajustando e mostrando tendências. A saída de Aécio pode zerar linhas de raciocínio de muitos, eu acho também.
  14. Uma coisa tenham certeza, Aécio tem instinto e sabedoria política, coisa de mineiro e da escola do PSD chamada aqui de pessedismo. Nunca subestimem isso.

Nenhum comentário: