sábado, dezembro 19, 2009

A COP15 e a consciência ambiental.


É o assunto do momento. Clique e entenda a COP15.

Parece que o resultado final frustrou a maioria- Clique e leia.

Vamos a algumas considerações. Seguinte:
  1. Agora entendi porque o 15, é a décima quinta conferência que aborda questões ambientais globais, as partes chamadas, nesta conferência foram 192 países.
  2. Desde a RioECO 1992 o assunto do meio ambiente vem tomando força. Cada vez mais importante e relevante para a humanidade.
  3. Acho que a integração dos países na administração da crise econômica de 2008 pode ajudar ações coordenadas de mitigação dos efeitos danosos ao meio ambiente. Minha decepção, ainda sem conhecer detalhes do documento final da COP15, é que esta integração não funcionou como deveria.
  4. Li críticas terríveis sobre a organização. Acompanhando via Twitter, posso dizer que vi muitas críticas e também esperança, agora muita frustração.
  5. Estes "summits" são importantes, mas não resolverão os problemas se os países não agirem em conta própria e com rigor. Cada um deve fazer sua parte, inclusive nós cidadãos.
  6. Pode ser que o problema de aquecimento esteja super dimensionado, podem até existir dados fraudados como foi exposto na net e mídia, mas o problema é real. A terra está em processo de esgotamento, a população e o progresso(necessário óbvio) estão em compasso diferente. O tamanho do problema ambiental é irrelevante, ele existe e precisa ser atacado.
  7. As resolução da COP15 podem não terem sido importantes, mas a mobilização da mídia global, o envolvimento dos governos e lideres importantes é suficiente para deflagar ações.
  8. O ponto forte é a postura dos EUA. Obama, mesmo não assumindo o caráter formal, digamos assim, está cada vez mais envolvido no assunto.
  9. O protocolo de Kioto será revisto em 2012, as coisas a partir de lá vão engrenar, os primeiros passos já foram dados.
  10. Quem ainda tem dúvida do problema, que acha que tem sensacionalismo (e pode até ter algum excesso sim) veja o filme do Al Gore, Uma verdade inconveniente. Clique e leia.
Abaixo tem um trecho de 9 minutos, dublado. Vale a pena ver.


Nenhum comentário: