quarta-feira, dezembro 30, 2009

IGP-M negativo em 2009

Clique e leia - No ano de 2009, o IGP-M teve recuo de 1,72 por cento, após subir 9,81 por cento em 2008.

Para quem viu inflação de 80% ao mês, isso é maravilhoso. Depois de 20 anos, com a estabilização da moeda e consistência macroeconômica de outros fundamentos na nossa economia.
Uma vez em Denver, fazendo uma palestra, falei da inflação e a platéia riu, achava que fazia uma brincadeira. Olha que isso foi em 1995, já tinha passado o vendaval.

Uma coisa é importante frisar, isso não é mérito do governo Lula e PT, isso é fruto de sacrifícios diversos da população e outros governos, principalmente final de Collor com Itamar e FHC. Não custa lembrar que o regime dito militar, teve muito erro, mas seus acertos, inclusive no desenvolvimento da infraestrutura que existe hoje precisando de reparos para preparar o país para ir mais longe.

Vamos ver o comportamento dos contratos de locação que são corrigidos pelo IGP-M, será que abaixam? A questão legal deve ser cumprida, mas existe uma coisa chamada demanda, se tiver aquecido o mercado pela procura de aluguel em determinada área, este, digamos, deflator do contrato vigente pode ser motivo para o locador encerrar o contrato.
Estou esperando para conferir as previsões econômicas feitas em 2008 para 2009 e postar as de 2009 para 2010.
Assim que tiver compilado as informações vou postar aqui.

Nenhum comentário: